Fátima 2017: Acontecimentos dão «experiência eclesial muito interessante» – D. José Ornelas

Papa Francisco, peregrinação aniversaria e canonização dos pastorinhos marcam centenário

Fátima, 13 mai 2017 (Ecclesia) – O bispo de Setúbal afirmou que “todas as coisas felizes têm o seu cansaço” e o Centenário das Aparições vivido com o Papa Francisco que vai canonizar os pastorinhos “marca as pessoas” e “dá experiência eclesial muito interessante”.

“Uma Igreja viva que não vive só do passado mas que sabe celebrar o passado e criar marcos novos para viver hoje e para proclamar a Igreja que queremos para amanhã”, disse D. José Ornelas para quem a presença do Papa “dá bem essa direção”.

Em declarações à Agência ECCLESIA, o bispo de Setúbal comentou que, “sem dúvida”, foi um dia cansativo mas “todas as coisas felizes têm o seu cansaço” e faz parte do valor que se dá também a estas coisas e é por isso que a gente se deixa ficar em vigília.

“Todos estes grupos que ainda vão continuar em vigília esta noite fazem-no com alegria de quem vive um momento muito importante para a nossa Igreja e que como expressão daquilo em que acreditam, daquilo em que lutam, daquilo que propõem como ideal do Evangelho e que aqui transparece em Fátima muito bem”, desenvolveu no final da Eucaristia no recinto de oração.

Para D. José Ornelas o santuário mariano da Cova da Iria é um lugar em Portugal “incontornável” daquilo que significa “a presença da Igreja, a presença do Evangelho” em território nacional.

“Não é o único, não é o primeiro, mas é um local muito importante de viver a nossa fé, de exprimi-la, de anunciá-la ao mundo com a presença que não fomos nós que escolhemos, foi Maria que escolheu para vir celebrar connosco”, concluiu o bispo de Setúbal.

LFS/CB/OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top