Centenário: «Fátima é um lugar incontornável da vida da Igreja»

«A alegria com que nós acolhemos é sempre a alegria desta Igreja universal que não tem limites nem fronteiras», afirma Bispo do Porto

Fátima, 12 mai 2017 (Ecclesia) – O bispo do Porto disse que Fátima é um “lugar incontornável da vida da Igreja” em Portugal e no mundo e a expectativa da visita do Papa Francisco começa por ser “da alegria” que todos sentem em acolhe-lo.

“A alegria com que nós acolhemos é sempre a alegria desta Igreja universal que não tem limites nem fronteiras”, afirmou em declarações hoje à Agência ECCLESIA.

O bispo do Porto disse que o Papa Francisco “continua o itinerário de peregrinação que os outros Papas têm feito a Fátima” e contextualiza que se realiza pelo Centenário das Aparições de Nossa Senhora, onde vai canonizar este sábado os pastorinhos Francisco e Jacinta Marto.

“Fátima é um lugar incontornável da vida da igreja seja em Portugal, seja no mundo”, realçou, assinalando que todos que vão ao santuário regressam “às fontes de alegria” que “ajudam a transformar o mundo”.

D. António Francisco dos Santos tem expectativa na visita do Pontífice argentino pela “mensagem e desejo manifesto” de ser peregrino na esperança e na paz.

“O Papa Francisco diz-nos quais são os objetivos desta peregrinação. É vir ver a presença da Senhora mais brilhante que o sol e sentir que esse brilho e luz tem de irradiar a partir do pontífice, tem de irradiar através da Igreja”, desenvolveu.

“E também brilhar na humanidade, sobretudo, através dos mais pobres, humildes, do mais simples, dos doentes e vai encontrar aqui este rosto deste belo mosaico de cores, culturas, nações e povos e extratos sociais”, acrescentou.

Para o bispo do Porto, o coração do catolicismo mundial e a deslocação que o Papa procura fazer “está sempre onde há pessoas para acolher o Evangelho” e o concretizarem e realizarem na vida.

O Papa Francisco que está em Portugal até este sábado é o quarto papa a visitar a Cova da Iria, depois de Paulo VI (1967), João Paulo II (1982, 1991, 2000) e Bento XVI (2010).

LFS/CB/PR

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top