Hierarquia da Igreja manifesta proximidade com peregrinos
Fátima, 06 mai 2017 (Ecclesia) – Estima-se que 30 mil peregrinos estejam a pé a caminho do Santuário de Fátima, uma previsão que pode chegar aos 40 mil, segundo o padre Manuel Antunes, diretor do Serviço de Peregrinos de Fátima.
Esta indicação refere-se a peregrinações organizadas e comunicadas àquele Serviço do Santuário, podendo a contagem final ser superior, esclarece o site oficial da visita do Papa a Portugal.
Da diocese de Bragança-Miranda saiu a primeira peregrinação organizada a 1 de maio de após a bênção aos peregrinos na Catedral pelo bispo, D. José Cordeiro.
Também em Lamego, D. António Couto concedeu a bênção aos peregrinos que rumavam ao santuário mariano, num percurso iniciado esta quinta-feira.
D. Ilídio Leandro presidiu à cerimónia de abertura do posto de acolhimento de Viseu, contando na cerimónia com representantes da autarquia e da Proteção civil.
No Porto o bispo diocesano almoçou com peregrinos, nas imediações de Gondomar, no posto de Corim.
Os peregrinos a pé têm à sua disposição 70 postos de acolhimento e o apoio de 1500 voluntários, entre médicos, enfermeiros e auxiliares, estando também disponível o serviço de assistência espiritual.
O serviço de Peregrinos dá conta de maior "disponibilidade de serviços", de "oferta de bens" nesta altura, registando-se um "grande apoio" a quem faz o trajeto a pé.
O site oficial da visita do Papa a Portugal regista uma grande proveniência de peregrinos da zona de Bragança, Porto e das Beiras, "notando-se uma grande quantidade de jovens, muitos deles universitários", em especial de Lamego.
O Papa Francisco vai estar em Fátima nos dias 12 e 13 de maio onde vai presidir à Peregrinação Internacional Aniversária e à canonização de Francisco e Jacinta Marto, os mais jovens santos não-mártires da Igreja Católica.
LS
Notícia corrigida a 07.05.2017