D. Manuel Felício alude ao desafio do próximo Sínodo dos Bispos sobre os jovens
Guarda, 06 mai 2017 (Ecclesia) – O bispo da Guarda, D. Manuel Felício, afirmou que a Igreja precisa de pastores disponíveis e preparados para servir.
"O Povo de Deus precisa de ser guiado por pastores verdadeiramente capazes de colocar a vida ao serviço incondicional dos irmãos, sacerdotes enamorados do Evangelho e dispostos a serem para todos sinal do amor misericordioso de Deus", escreveu o prelado numa mensagem, enviada à Agência ECCLESIA, alusiva ao Dia Mundial das Vocações, que a Igreja assinala este domingo.
Lembra D. Manuel Felício que o Sínodo proposto pelo Papa Francisco, dedicado ao tema ‘Os jovens, a fé e o discernimento vocacional’, exige capacidade de acolhimento e escuta sobre a realidade juvenil.
"Assim haja quem seja capaz de os acolher e escutar para lhes propor o caminho sério do discernimento vocacional".
A 15ª assembleia geral ordinária do Sínodo dos Bispos vai decorrer no Vaticano em outubro de 2018.
D. Manuel Felício recorda as palavras de Francisco que indica o desejo dos jovens de "descobrir o fascínio sempre atual da figura de Jesus, de deixar-se interpelar e provocar pelas suas palavras e gestos".
Para o bispo da Guarda a vida "só tem verdadeiro sentido quando percebida como dom e transformada em oferta livre e voluntária, ao jeito de Jesus Cristo".
O prelado lembra a oportunidade de lembrar o testemunho dos pastorinhos que irão ser canonizado no dia 13.
"É bom apontar aos jovens o exemplo do Francisco e da Jacinta, que souberam responder com prontidão e uma generosidade sem limites à pergunta –«Quereis oferecer-vos a Deus?»".
LS