José Eduardo Borges de Pinho é o orador
Porto, 05 mai 2017 (Ecclesia) – A segunda sessão do ciclo «500 anos da reforma protestante iniciada por Martinho Lutero» a realizar, dia 09 deste mês, às 21:30, na Casa da Torre da Marca, Porto, tem como tema «A Reforma e a Teologia: Uma releitura de Lutero numa perspetiva ecuménica»
Nesta conferência, José Eduardo Borges de Pinho, professor da Universidade Católica Portuguesa, vai refletir sobre “O pensamento teológico de Lutero – Pressupostos hermenêuticos e elementos inovadores”, “Releitura ecuménica da Reforma luterana no diálogo teológico católico-luterano” e “A Reforma luterana como interpelação, 50 anos depois do Concílio”, lê-se no programa enviado à Fundação SPES.
O orador realça, num vídeo da Fundação SPES, que a obra de Martinho Lutero “é complexa e extensa” e que “não há receção completa e criativa do II Concilio do Vaticano se não houver uma sensibilidade ecuménica”.
No seu testamento redigido em 21 de agosto de 1977, D. António Ferreira Gomes, institui a Fundação SPES, com “fins benéficos, educativos e culturais” é a entidade promotora deste ciclo e que tem, atualmente, como presidente José Ferreira Gomes.
A Fundação SPES promove, de 02 de maio a 04 de julho, um ciclo de conferências sobre os 500 anos da reforma protestante iniciada por Martinho Lutero.
LFS