Associação Bíblica Portuguesa também se associou ao pesar pela morte do religioso franciscano
Lisboa, 29 abr 2017 (Ecclesia) – O presidente da República Portuguesa manifestou em comunicado “profundo pesar” pelo falecimento, esta sexta-feira, do padre Joaquim Carreira das Neves, de 82 anos.
“Sacerdote franciscano dotado de uma invulgar cultura teológica e humanística, o padre Joaquim Carreira das Neves distinguiu-se pela lucidez da sua voz, pelo rigor e pela serenidade do seu pensamento e pela elevação do seu espírito”, refere a nota, divulgada pelo site da Presidência da República.
Marcelo Rebelo de Sousa recorda a sua amizade com o religioso franciscano, que apresenta como um “biblista reputado, autor de trabalhos brilhantes sobre Cristo e as primeiras comunidades cristãs” e uma pessoa de “qualidades pessoais e humanas extraordinárias”.
“Joaquim Carreira das Neves aliava um conhecimento ímpar do mundo antigo a uma abertura notável às coordenadas da contemporaneidade, na esteira dos ensinamentos pós-conciliares e de uma conceção renovada da presença da Igreja no mundo”, acrescenta o comunicado.
Para o presidente da República, o religioso franciscano foi uma das “figuras cimeiras da Igreja e da intelectualidade portuguesas” das últimas décadas.
Também a Associação Bíblica Portuguesa (ABP) se associou ao “pesar” pela morte de um dos seus fundadores e “um dos seus mais ilustres membros”.
“[O padre Carreira das Neves] dedicou toda a sua vida adulta a procurar chaves hermenêuticas para entender e ajudar a entender a Bíblia como Palavra de Deus”, refere o padre Mário Sousa, presidente da Direção da ABP, numa nota dirigida à Agência ECCLESIA.
Joaquim Carreira das Neves nasceu a 26 de junho de 1934 na Caranguejeira (Leiria) e foi ordenado sacerdote a 13 de julho de 1958; licenciou-se em Teologia em Roma, doutorando-se em Teologia Bíblica na Universidade Pontifícia de Salamanca (1967), sobre a Teologia na tradução grega dos setenta.
O professor de Teologia Bíblica na Universidade Católica Portuguesa (UCP) foi autor de várias obras científicas e de divulgação, tendo colaborado regularmente com o Programa ECCLESIA (RTP2).
Após as exéquias do religioso franciscano, presididas pelo cardeal-patriarca este sábado, às 10h00, no Seminário da Luz (Lisboa), o cortejo fúnebre seguirá para a Caranguejeira, terra natal de frei Carreira das Neves, onde o seu corpo será sepultado no cemitério local.
OC