José Tolentino Mendonça, vice-reitor da UCP, lembra um académico franciscano «capaz de aprender com todos e ensinar a todos»
Lisboa, 28 abr 2017 (Ecclesia) – O vice-reitor da Universidade Católica Portuguesa padre José Tolentino Mendonça disse que o padre Joaquim Carreira das Neves foi o que “mais e melhor falou da Bíblia” e era “capaz de aprender com todos e ensinar a todos”.
O padre franciscano Joaquim Carreira das Neves faleceu hoje em Lisboa aos 82 anos de idade, informou a Província Portuguesa da Ordem dos Frades Menores (Franciscanos) à Agência ECCLESIA.
“Ele foi sem dúvida aquele que no espaço público português mais e melhor falou da Bíblia”, afirmou o padre José Tolentino Mendonça em declarações à Agência ECCLESIA.
Joaquim Carreira das Neves nasceu a 26 de junho de 1934 na Caranguejeira (Leiria) e foi ordenado sacerdote a 13 de julho de 1958; licenciou-se em Teologia em Roma, doutorando-se em Teologia Bíblica na Universidade Pontifícia de Salamanca (1967), tendo dedicado toda a sua vida à investigação e à docência na área da Teologia Bíblica.
Para o padre José Tolentino Mendonça, também professor de ciências bíblicas, o padre Carreira das Neves era “um homem verdadeiramente apaixonado pela Bíblia”.
“Percebia a Bíblia como um grande código de cultura, de pensamento, de procura espiritual, de interrogação, de pergunta sobre o humano e sobre o divino. Ele era, como estudioso, verdadeiramente exemplar, não só pelo empenho que colocava na investigação e no cuidado de a manter atual, mas também pela perceção de que a ciência precisa de ser comunicada”, afirmou o sacerdote e poeta madeirense.
Para o vice-reitor da Universidade Católica Portuguesa, o sacerdote hoje falecido “era um homem académico e um homem de diálogo, na sua simplicidade franciscana, no seu amor e na sua sabedoria”
“Ele era ao mesmo tempo uma pessoa de grande erudição e de uma extraordinária simplicidade, capaz de aprender com todos e de ensinar a todos”, sublinhou o padre José Tolentino Mendonça.
O cardeal-patriarca de Lisboa preside à Missa de corpo presente este sábado, às 10h00, no Seminário da Luz, em Lisboa, a que se segue o funeral para a sua terra natal, em Leiria; o corpo do frei Joaquim Carreira das Neves está em câmara ardente neste seminário, a partir das 14h00 desta sexta-feira, e, pelas 19h00 é celebrada uma Missa de sufrágio.
PR