Cidade do Vaticano, 21 abr 2017 (Ecclesia) – Os Museus do Vaticano estão a dar a possibilidade aos visitantes de acompanharem o processo de restauro de várias obras de arte.
De acordo com a Rádio Vaticano, esta “nova iniciativa científico-cultural” pretende “mostrar ao público o dia-a-dia dos museus do Papa”.
Entre as obras que estão atualmente a ser restauradas está um tríptico datado de 1497, da autoria do pintor Antonio del Massaro, que retrata uma representação da "Virgem Maria a dar o seu cinto a São Tomé".
Esta pintura é ladeada por mais dois retábulos, um com “São Jerónimo Penitente”, e outro que mostra “a Missa de São Gregório”.
O site dos Museus do Vaticano refere que este tríptico seria “uma pintura possivelmente reservada a uma comunidade monástica romana de relevância” e “particularmente devota da Virgem Maria e dos Padres da Igreja”.
A intervenção na referida obra de arte está a ser financiada pelo Capítulo da Pensilvânia dos Patronos das Artes, um grupo inter-religioso dedicado ao restauro e à preservação do património artístico do Vaticano, bem como ao seu desenvolvimento.
JCP