É mais um motivo para «todos» acorrerem à Cova da Iria nos dias 12 e 13 de maio, realçam os responsáveis católicos
Lisboa, 20 abr 2017 (Ecclesia) – A Conferência Episcopal Portuguesa acolheu hoje com “imensa alegria“ o anúncio da data da canonização de Francisco e Jacinta Marto, que terá lugar no dia 13 de maio no Santuário de Fátima.
Num comunicado enviado à Agência ECCLESIA, o porta-voz e secretário da CEP realça que o facto de este acontecimento ter lugar “em Portugal”, a par da celebração do “Centenário das Aparições” e da “presença do Santo Padre” serão “motivos maiores todos” acorrerem a Fátima nos dias 12 e 13 de maio.
“Que o exemplo de vida de Francisco e Jacinta Marto, agora apresentados a toda a Igreja como modelos e intercessores da santidade, contribua para intensificarmos a vivência da mensagem que Nossa Senhora do Rosário nos ofereceu em Fátima”, escreve o padre Manuel Barbosa.
A nota da CEP desafia as comunidades católicas a estarem na Cova da Iria como “peregrinas na esperança e na paz, em sintonia de oração e de acolhimento do dom da santidade”.
O texto salienta que “nunca é demais recordar e insistir na vocação universal à santidade”, uma “dimensão essencial da vida cristã”, como foi reforçado “pelo Concílio Vaticano II”.
O presidente da Conferência Episcopal Portuguesa, D. Manuel Clemente, também reagiu ao anúncio feito pela Santa Sé, acerca da data e do local da canonização de Francisco e Jacinta Marto.
“É com muita alegria que recebemos a notícia da canonização de Francisco e Jacinta na sua terra!”, salientou o cardeal-patriarca de Lisboa, numa mensagem publicada através da rede social Twitter, com a ‘hashtag’ #pastorinhos.
D. Manuel Clemente destaca ainda que, com a canonização em Fátima, “mais viva” ficará “a celeste notícia” que os dois irmãos “aí mesmo nos transmitiram”.
JCP