Bispo diocesano aludiu ao exemplo de Maria que tem «predileção pelos sacerdotes»
Leiria, 13 abr 2017 (Ecclesia) – O bispo de Leiria-Fátima pediu hoje aos padres diocesanos para que, seguindo os passos de Maria, serem "servidores humildes", "fiéis aos projeto de salvação" e dedicados "ao cuidado pastoral dos irmãos.
"A contemplação e a relação pessoal com Maria ensinam-nos a dizer um sim unido ao seu sim, sem reservas nem sombras, à vontade do Senhor. Assim seremos servos e servidores humildes e fiéis do projeto de salvação e a consagramo-nos, com todas as energias, à pessoa e obra redentora do seu Filho, na dedicação ao cuidado pastoral dos irmãos e na realização da missão da Igreja no mundo", afirmou D. António Marto, na homilia, enviada à Agência ECCLESIA, durante a celebração da Missa Crismal na Sé de Leiria.
Na celebração o bispo de Leiria-Fátima quis abordar a relação entre Nossa Senhora, o sacerdócio e os sacerdotes, sublinhando o "sim de Maria como a porta através da qual o Filho de Deus pôde entrar no mundo, fazer-se homem para realizar a obra da redenção na sua doação inteira de amor para a vida do mundo".
"(Maria) abraçou com todo o coração a vontade salvífica de Deus e consagrou-se totalmente, sem reservas, como serva e servidora do Senhor, à pessoa e à obra do Filho".
Sugeriu D. António Marto que Maria tem uma "predileção pelos sacerdotes" porque também eles, "estão consagrados para a missão de proclamar, testemunhar e dar Cristo ao mundo".
Pediu o bispo aos sacerdotes que saibam imitar Maria "na compaixão e no cuidado por quem sofre, pelos doentes, os pobres, os idosos e todos os abandonados".
"Tendo-a como mãe de misericórdia, saímos ao encontro dos crucificados para lhes darmos conforto e esperança, especialmente mediante a visita, a oração e os sacramentos".
LS