Maioria das solicitações vem de sacerdotes portugueses que querem concelebrar com o Papa Francisco no dia 13 de maio
Fátima, 12 abr 2017 (Ecclesia) – O Santuário de Fátima revelou hoje, a um mês da visita do Papa Francisco, que já recebeu 1400 pedidos de acreditação para a participação e acompanhamento das cerimónias do Centenário das Aparições.
Entre esses pedidos, a “maioria” veio “de sacerdotes que pretendem concelebrar” com Francisco “na Missa das 10h00 do dia 13 de maio”.
“Deram entrada 649 pedidos de acreditação para concelebrantes, dos quais 540 são portugueses e 109 estrangeiros”, explicita o gabinete de comunicação do Santuário.
No que diz respeito aos órgãos de comunicação social, três semanas depois de ter sido aberto o processo de acreditação, já foram atribuídas 558 credenciais, “472 de Portugal e 86 do estrangeiro”.
O Santuário de Fátima recorda que “para a Comunicação Social e para os concelebrantes, a acreditação pode ser feita até dia 30 de abril”.
O local de culto tem ainda aberto, até ao próximo sábado, o processo de “pré-inscrição” para “peregrinos com necessidades especiais”.
Até agora, “foram recebidos 189 pedidos de Portugal e apenas três de fora do país”.
De acordo com o santuário da Cova da Iria, o procedimento adotado para as pessoas com necessidades especiais foi necessário “não só pelo reduzido espaço disponível (cerca de 300 lugares na colunata norte), como também pela exigência de análise dos pedidos, de acordo com critérios clínicos“.
Todos os pedidos aceites, neste caso específico, serão “comunicados aos interessados”, numa informação que incluirá ainda “indicações sobre credenciação de veículos e de acompanhantes”.
A etapa final será a chamada dos “peregrinos com necessidades especiais que tiverem sido selecionados”, para serem “vistos por uma comissão médica nos dias 12 e 13 de maio, para certificar a real necessidade de apoio”.
O Santuário de Fátima recorda que todas as informações relacionadas com o processo de acreditação podem ser consultadas online, numa página desenvolvida para esta fase.
JCP