Porto, 10 abr 2017 (Ecclesia) – A Pastoral Familiar da Paróquia Nossa Senhora da Areosa, na Diocese do Porto, promove hoje a tertúlia ‘Superar as crises na família com amor’, às 21h30 no multiusos da paróquia.
"Os motivos das crises familiares são diversos, desde situações de distância entre o casal, dificuldades económicas, problemas de saúde, etc”, explica Isabel Carvalho, a responsável pelo grupo de casais da Pastoral Familiar da Paróquia Nossa Senhora da Areosa, no Porto.
Num comunicado enviado à Agência ECCLESIA informa que a tertúlia pretende abordar de “forma mais aprofundada” a temática da família presente na Exortação Apostólica ‘Amoris Laetitia’, do Papa Francisco.
A tertúlia ‘Superar as crises na família com amor’ conta com a participação da psicóloga Mariana Negrão, professora assistente na Universidade Católica, no Porto.
A iniciativa dedicada à exortação ‘Amoris Laetitia’ (A Alegria do Amor), que fez um ano de publicação no dia 8 de abril, conta ainda com o testemunho de dois casais que vão dar “exemplos particulares de dificuldades” que em família e pela família “foram capazes de superar”.
“Consideramos importante proporcionar um momento de reflexão sobre este tema que acreditamos que irá com certeza ajudar famílias que possam estar ou que venham a passar por uma fase mais complicada", observou Isabel Carvalho.
Os temas da família estiveram no centro de duas assembleias do Sínodo dos Bispos, em outubro de 2014 e 2015, por decisão de Francisco, antecedidas por inquéritos enviados às dioceses católicas de todo o mundo.
A exortação apostólica pós-sinodal, “sobre o amor na família”, recolhe os resultados das duas assembleias de bispos, citando os seus relatórios, juntamente com documentos e ensinamentos dos Papas precedentes e as numerosas catequeses sobre a família do próprio Francisco.
CB