Guarda, 08 abr 2017 (Ecclesia) – As paróquias do Arciprestado da Guarda e a Câmara Municipal local vão promover neste Domingo de Ramos a encenação da ‘Paixão de Jesus segundo S. Mateus’ a partir das 21h00, entre a Sé Catedral e a Torre de Menagem.
A Diocese da Guarda divulga que a encenação está dividida em cinco atos que vão decorrer em cinco espaços da cidade com a colaboração de cerca de 250 atores amadores “trajados à época de modo a conferir maior realismo à representação”.
Em diferentes quadros da Via-Sacra vão estar grupos de cantares, das paróquias do Arciprestado da Guarda, que vão entoar cantos quaresmais: “O encontro com Verónica; as quedas de Jesus; o encontro com Maria sua Mãe; o encontro com as mulheres de Jerusalém.”
A encenação da Paixão de Jesus vai percorrer o caminho entre a Catedral da Guarda e a Torre de Menagem e no final da encenação um grupo de crianças vai fazer uma coreografia.
O texto da encenação da ‘Paixão de Jesus segundo S. Mateus’ como o título indica centra-se no relato do evangelista que se está a ler nas Eucaristias dominicais do atual ano litúrgico.
A representação deste domingo corresponde ao texto evangélico desde a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém até à sua Paixão e morte.
A organização da encenação da ‘Paixão de Jesus segundo S. Mateus’ tem disponível um endereço de correio eletrónico – paixaodejesus.guarda@gmail.com – a direção geral é da responsabilidade do arcipreste da Guarda, o padre Carlos Lages, a direção técnica está a cargo do padre Francisco Barbeira e o padre Hélder Lopes ocupa-se da direção artística.
O Arciprestado da Guarda é constituído por 39 paróquias, três urbanas e 36 rurais.
CB