Quaresma: Bispo do Porto desafia comunidades a participar nas «24 horas para o Senhor»

D. António Francisco dos Santos destaca «bela experiência» proposta pelo Papa

Porto, 24 mar 2017 (Ecclesia) – O bispo do Porto convidou hoje as comunidades católicas a viverem com “alegria” a iniciativa ’24 horas para o Senhor’, que o Papa Francisco propõe às dioceses para esta sexta-feira e sábado, e integrada no tempo da Qauresma.

Numa nota pastoral enviada à Agência ECCLESIA, D. António Francisco dos Santos destaca a “bela experiência” lançada pelo Papa argentino.

O prelado mostra-se ainda convicto de que ela irá contribuir para a “concretização” daquele que é o grande “imperativo” da caminhada cristã até à Páscoa e à festa da Ressurreição de Cristo.

A “procura e o encontro com Deus pela oração, pela escuta da Palavra e pela celebração dos sacramentos, muito concretamente dos sacramentos da Eucaristia e da Reconciliação”, recorda o bispo do Porto.

O projeto ’24 horas para o Senhor’, proposto a todas as dioceses do mundo, é coordenado pelo Conselho Pontifício para a Promoção da Nova Evangelização e nasceu em 2015 durante o lançamento do Ano Jubilar da Misericórdia.

“Ao anunciar o Ano Santo da Misericórdia, o Papa, entre muitas sugestões que apresentou à Igreja, pediu para valorizarmos a oração pessoal, familiar e comunitária e sugeriu a realização de um dia de retiro quaresmal a que deu o nome de 24 horas para o Senhor”, recorda D. António Francisco dos Santos.

Para o bispo do Porto, iniciativas como esta que agora vai ser vivida nas dioceses portuguesas e em muitos países no mundo são uma forma de continuar a viver esse “ano jubilar” que tanto “bem a todos” trouxe.

Neste contexto, o responsável católico convida os sacerdotes da diocese a “continuar em cada ano” a assumir estas ’24 horas para o Senhor’ como parte integrante do calendário católico, em cada paróquia e vigararia.

E “se possível nas proximidades do IV domingo da quaresma”, como propõe o Papa Francisco, acrescenta D. António Francisco dos Santos, que espera que a atividade que estará em marcha entre esta sexta-feira e sábado “ajude” as pessoas na sua “vivência” cristã e na preparação do Tríduo Pascal.

A iniciativa ‘24 horas para o Senhor’ passa sobretudo pela promoção nas dioceses de momentos de oração e de confissão, de anúncio do Evangelho e de vigília; este ano tem como tema “Eu quero misericórdia”.

JCP

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR