Liturgia diária passa a poder ser acompanhada em várias plataformas
Fátima, 22 mar 2017 (Ecclesia) – Os Carmelitas Descalços começaram a transmitir as orações diárias de Laudes e Vésperas, através da internet e das redes sociais, com o objetivo de alargar a “proposta orante” da Ordem no mundo digital.
Em comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA, os Carmelitas Descalços recordam que na base da sua missão está “oferecer à Igreja possibilidades de oração e espiritualidade”.
Neste sentido, será possível escutar a liturgia diária através da página da Província Portuguesa na internet, da rádio online ‘Monte Carmelo’, e da secção multimédia da província.
As redes sociais, nomeadamente o ‘facebook’ da Ordem, vão ser também outra plataforma a utilizar neste projeto.
Sobre os horários das transmissões, os Carmelitas Descalços adiantam que a oração de Laudes será transmitida em diferido, às 8h30 da manhã; e a oração de Vésperas poderá ser escutada em direto, a partir das 18h15.
Numa primeira fase, as transmissões serão feitas a partir do Carmelo de S. José, em Fátima, mas a Ordem espera poder no futuro “oferecer” estes momentos de oração “a partir de outros Carmelos de Portugal”.
No horizonte está também a transmissão “em direto” de outras celebrações, “sobretudo nas grandes festas do calendário litúrgico da Ordem dos Carmelitas Descalços.
Desde há três anos, a Província Portuguesa dos Carmelitas Descalços oferece por exemplo a possibilidade de “Orar com os Místicos”, através de um projeto digital à disposição no site orar.carmelitas.pt, mediante inscrição.
“Futuramente, aproveitando as novas tecnologias, pensamos criar novas formas de levar o Evangelho, vivido segundo a espiritualidade do Carmelo, ao maior número possível de pessoas”, frisa a congregação.
JCP