Lisboa, 21 mar 2017 (Ecclesia) – O diretor do Departamento Nacional da Pastoral Juvenil destacou o convite do Papa Francisco aos jovens “entrarem na vida de Maria, no seguimento de Jesus”, na mensagem para a Jornada Mundial da Juventude, dia 9 de abril nas dioceses.
“A mensagem fala-nos sobre o papel de Maria e na missão dos jovens convida a entrarem profundamente na vida de Maria, no seguimento de Jesus”, disse hoje o padre Eduardo Novo à Agência ECCLESIA.
O Papa Francisco enviou hoje uma mensagem aos jovens desafiando-os a deixar a sua marca no mundo e na Igreja, dando como exemplo a Virgem Maria.
O documento foi publicado para reflexão e vivência da próxima Jornada Mundial da Juventude, que este ano acontece a nível diocesano com o tema ‘O Todo-poderoso fez em Mim maravilhas’, no Domingo de Ramos.
“Como a jovem de Nazaré, vocês podem melhorar o mundo, para deixar um sinal que marque a história”, refere o pontífice argentino numa videomensagem a âmbito da celebração, este ano dia 9 de abril.
O diretor do Departamento Nacional da Pastoral Juvenil da Igreja Católica em Portugal realça que o Papa ao dar o exemplo e testemunho de Fátima sente-se “como peregrino da esperança e da paz”, como refere o tema da sua viagem ao santuário da Cova da iria, a 12 e 13 de maio.
“Essa é a missão de cada cristão mas sobretudo dos jovens, sentirmo-nos peregrinos, a nossa vida não é meramente uma peregrinação exterior mas interior neste sentido de vida com princípios, valores”, desenvolve o padre Eduardo Novo, à margem do encontro de colaboradores da Conferência Episcopal Portuguesa, onde no contexto do Centenário das Aparições foi apresentado o tema ‘Fátima e os Papas’.
Neste contexto, explicou que o Departamento Nacional da Pastoral Juvenil nas atividades com os secretariados e com os movimentos são em prol do “convite e desafio” da “beleza de viver” o centenário.
“É este reagir que encontramos a missão de Maria naquilo que é essa bela missão de fazer tudo o que ele vos disser e deixar ecoar essa missão é ajudar cada jovem a encontrar-se com Jesus”, sublinhou.
Segundo o sacerdote “a beleza e a riqueza” de viver este ano mariano é “efetivamente, ajudar” cada um a crescer em todas as dimensões e, sobretudo, nas dez virtudes de Maria.
“Vivendo as 10 virtudes de Maria à luz do Evangelho vamos reconhecendo, como cada jovem, no sentido, na procura da sua vida encontra este caminho de felicidade, este contributo e compromisso na transformação do mundo, da sociedade e da Igreja”, disse ainda o padre Eduardo Novo, diretor do Departamento Nacional da Pastoral Juvenil.
O Papa Francisco conclui a mensagem para a celebração da Jornada Mundial da Juventude 2017 com uma oração à Virgem Maria, para que ajude todos a “cantar as maravilhas que o Senhor realiza”.
HM/CB/PR