Cidade do Vaticano, 14 mar 2017 (Ecclesia) – A Basílica de São Pedro, no Vaticano, acolheu esta segunda-feira, pela primeira vez, a recitação as vésperas segundo o ‘Book of Common Prayer’ da Igreja da Inglaterra (Anglicana).
O jornal do Vaticano, ‘L’Osservatore Romano’, refere hoje que este foi um “momento histórico”, citando o arcebispo Arthur Roche, secretário da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos (Santa Sé) e o arcebispo David Moxon, diretor do Centro anglicano de Roma.
“No altar da cátedra, onde São Gregório Magno foi consagrado bispo, realizou-se a oração vespertina presidida pelo arcebispo Moxon com o acompanhamento do coro do Merton College de Oxford”, assinala o periódico.
A data está ligada à antiga memória litúrgica de São Gregório (12 de março) e também ao 4.º aniversário da eleição do Papa Francisco.
“Sinal eloquente, o da oração comum, do caminho ecuménico que compromete católicos e anglicanos e que recentemente registou mais uma etapa histórica com a visita do pontífice à comunidade anglicana de Roma na igreja de All Saints”, refere o jornal, a respeito da celebração de vésperas.
OC