A Casa das Candeias é um espaço que remete para a vida e espiritualidade dos pastorinhos Francisco e Jacinta Marto. Um local interativo que desafia os mais novos a conhecer a vida dos dois videntes de Fátima e do Papa S. João Paulo II, que os beatificou no ano 2000 na Cova da Iria. Foi ele que se referiu aos dois pequenos pastores como “duas candeias que Deus acendeu para iluminar a humanidade nas suas horas sombrias e inquietas”.
Aberto ao público em 2014, este espaço tem registado uma grande procura pelas crianças que ali contactam com a mensagem de Fátima, proposta pelas peças interativas e pelas projeções temáticas.
A “Casa das Candeias”, é propriedade da Fundação Francisco e Jacinta Marto e é dinamizada pelas religiosas da Aliança de Santa Maria, que ali acolhem os grupos de visitantes e com eles aprofundam os acontecimentos de Fátima, particularmente o que se relaciona com os dois videntes já beatificados.
Neste núcleo museológico podem ver-se, entre outras peças, um garfo, uma caneca e um banco da casa da família Marto; o lenço que pertencera à Jacinta e o saco do farnel do Francisco. Ali encontramos ainda a veste batismal e os registos de batismo dos videntes e o seu decreto de beatificação. Também peças pertencentes a S. João Paulo II, um terço, umas vestes e sapatos e um ramo de oliveira usado pelo Papa no Domingo de Ramos de 2005.
“Este espaço é importante também para o Santuário de Fátima, na medida em que, pela linguagem da beleza e da arte, consegue dar a conhecer os Pastorinhos e a Mensagem de Fátima, como lugar de divulgação e que pode ser complementar à experiência que os peregrinos fazem no Santuário” considera o padre Carlos Cabecinhas, Reitor do Santuário de Fátima.
Segundo o bispo da diocese de Leiria-Fátima “entrar nesta Casa e entrar com o coração, significa entrar numa história de amor de dimensão universal na qual tiveram um protagonismo duas crianças que se deixaram seduzir pela Senhora da Azinheira, pela Senhora da Mensagem, (…) uma mensagem que eles próprios procuraram viver”.
O testemunho dos dois videntes de Fátima é um impulso para o itinerário cristão dos mais novos como refere a Postuladora da sua Causa de Canonização “a luz destas candeias, que aceitaram o desafio de oferecer as suas vidas a Deus, permanece como memória de um percurso de santidade que nos desafia também hoje. É essa luz que pretendemos aqui evocar, nesta Casa das Candeias”. A Irmã Ângela Coelho considera que este é um espaço que evoca o itinerário de santidade dos pastorinhos.
Na Casa das Candeias já se aguarda pela canonização de Francisco e Jacinta, junto de um fragmento da costela pertencente ao Francisco e outro de cabelo da Jacinta, guardados em duas candeias de prata, e do quadro oficial da beatificação, já há um espaço à espera de ser preenchido com o documento mais aguardado pelos devotos: o livro do decreto de canonização de Francisco e de Jacinta Marto.
Aberta todos os dias, das 9:00 às 13:00 e das 14:00 às 18:00, a Casa das Candeias situa-se na Rua de S. Pedro e é de entrada livre.
Para visitas de grupos e outras informações, deve se contatada a Fundação Francisco e Jacinta Marto: secretariado@pastorinhos.com