Vaticano: Papa aponta «identidade, trabalho» e «amor» como dons de Deus ao homem

Cidade do Vaticano, 07 fev 2017 (Ecclesia) – O Papa Francisco disse hoje no Vaticano que “identidade, trabalho” e “amor” são “três dons” que Deus concedeu ao homem no momento da criação.

“Preservar a criação e não destruí-la, levá-la com o trabalho, cuja ausência priva o homem de dignidade, e, por fim, fazer crescer o amor que tem início entre homem e mulher”, assinalou, na homilia da Missa a que presidiu na Capela da Casa de Santa Marta.

O Papa começou por afirmar que Deus deu o ADN “antes de tudo”, ou seja, fez as pessoas seus filhos criando-as “à sua imagem e semelhança”.

A partir do salmo 8 e da narração do livro do Génesis, Francisco assinalou que se o filho se torna bom, “o pai fica orgulhoso” e se alguém diz que “é um pouquinho feio”, logo o progenitor o defende dizendo “é bonito”; caso ele seja mau o “pai justifica-o, espera por ele”.

O “trabalho”, acrescentou, é “uma tarefa”, porque o homem deve continuar essa obra fazendo-a “crescer, a cuidar, a proteger” e a produzir fruto e “não a destruí-la”.

“Agradeçamos ao Senhor por esses três presentes que nos deu – a identidade, o dom-tarefa e o amor. Peçamos a graça de proteger esta identidade de filhos, de trabalhar o dom que nos deu e continuar com o nosso trabalho este dom, e a graça de aprender todos os dias a amar mais”, concluiu o Papa, numa intervenção divulgada pela Rádio Vaticano.

CB/OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top