http://www.caritas.pt/estrelas/
A operação “10 milhões de Estrelas – Um Gesto pela Paz” já se encontra espalhada por este país fora, propondo à sociedade uma vivência cristã da celebração do Natal. Esta iniciativa que teve a sua origem em Annecy – França, no ano de 1984, chegou ao nosso país decorria o ano de 2003
Assim, como forma de nos unirmos a esta grande ação organizada pela Cáritas Portuguesa em conjunto com todas as Cáritas Diocesanas, esta semana proponho uma visita ao sítio www.caritas.pt/estrelas.
Logo na página inicial além do menu encontramos um vídeo do treinador de futebol Fernando Santos, onde somos convidados a entrar nesta senda da paz e ainda uma breve explicação desta operação.
Na opção “O nosso compromisso” podemos perceber que “as verbas que resultam desta campanha, revertem, em 65%, para as Cáritas Diocesanas, que a aplicarão em projetos destinados a apoiar as famílias portuguesas em situação de carência; e em 35%, para dar resposta a necessidades de várias famílias vulneráveis de refugiados apoiadas pela Cáritas da Grécia”.
Caso pretenda saber quem são as principais figuras públicas que apoiam este projeto, basta que aceda ao item “embaixadores da paz”. Aí encontra vários vídeos de diversas personalidades que de uma forma bastante rápida e eficaz nos apelam a realizar este pequeno gesto tão significativo.
Em “agenda” pode ficar a conhecer todas as iniciativas que irão decorrer no nosso país no âmbito desta operação, sejam celebrações, momentos culturais, manifestações e vigílias.
No item “locais de venda” percebemos que as velas estão a ser comercializadas por 1€ nas lojas da cadeia Pingo Doce, em todas as Cáritas diocesanas e ainda nas paróquias e escolas aderentes.
Por último em “projeto internacional” é-nos explicada de uma forma clara e objetiva a forma como são distribuídos os 35% das verbas apuradas, cumprindo “a tradição e reforçando assim a cooperação fraterna de forma coordenada e eficaz”. Numa parceria “com a Cáritas da Grécia e com a Cáritas da Suíça, este é um projeto que permitirá a famílias refugiadas vulneráveis ter apoio social crítico e alojamento enquanto aguardam pelo processo de asilo, repatriamento ou outras opções”.
Aqui fica então lançado o repto para que visite este espaço e não se esqueça de acender a sua vela na noite de Natal porque “o principal propósito é desde sempre a consciencialização de toda a população para a importância dos valores da Justiça, da Solidariedade e da Paz”.
Fernando Cassola Marques
fernandocassola@gmail.com