Francisco propõe um «desafio do manequim» ao contrário
Cidade do Vaticano, 02 fev 2017 (Ecclesia) – O vídeo do Papa para o mês de fevereiro desafia a zelar e acolher os mais pobres e marginalizados, os que estão nas periferias da sociedade e que são muitas vezes esquecidos.
Na mensagem que difundiu hoje através da sua Rede Mundial de Oração, Francisco critica uma sociedade tida como evoluída, em que nas cidades se “constroem torres, centros comerciais, se fazem negócios imobiliários” mas deixam ao abandono inúmeras pessoas “nas margens, nas periferias”.
“Como consequência desta situação, grandes massas da população veem-se excluídas e marginalizadas, sem trabalho, sem horizontes, sem saída. Não os abandonem”, exorta o Papa argentino.
Tomando como exemplo “o desafio do manequim”, em que as pessoas têm de conseguir permanecer imóveis, Francisco compara-o à indiferença que hoje tomou conta da sociedade e convida a fazer esse desafio, mas ao contrário.
“Peçam comigo por todos os que vivem em provação, sobretudo os pobres, os refugiados e os marginalizados, para quem encontrem acolhimento e apoio nas nossas comunidades”, sustenta o Papa.
O ‘Vídeo do Papa’ é uma iniciativa do Apostolado da Oração (AO), da Companhia de Jesus, e destina-se a divulgar as intenções das orações do Papa, em cada mês.
De acordo com o AO, estima-se que façam parte da Rede Mundial de Oração do Papa mais de 30 milhões de pessoas, em dez idiomas.
‘O Vídeo do Papa’ tem sido idealizado e realizado pela agência La Machi, Consultora de Comunicação para Boas Causas, e conta com o apoio do AO-Portugal.
JCP