Braga, 01 fev 2017 (Ecclesia) – A Arquidiocese de Braga organiza, dia 07 deste mês, uma sessão informativa e mobilizadora sobre o acolhimento de crianças refugiadas e suas famílias em Portugal, orientada por Rui Marques, Coordenador da Plataforma de Apoio aos Refugiados.
Esta atividade, promovida pela Vigararia Episcopal da Pastoral Social da arquidiocese bracarense pretende “explicar e ajudar a entender” como funcionam os processos de ajuda a estas pessoas fragilidades e mostrar a “disponibilidade das comunidades e instituições”, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.
As necessidades “são muitas e não existem respostas para todos” por isso a Plataforma de Apoio aos Refugiados (PAR) tem colocado “todo o empenho para conseguir apoiar o maior número possível de refugiados”, lê-se no comunicado.
Os receios de acolher os refugiados e o não conhecimento dos apoios “poderão ser entraves ao acolhimento”, acrescenta a nota.
A sessão destina-se aos párocos, presidentes de IPSS/Centros Sociais Paroquiais/Misericórdias, técnicos de IPSS, responsáveis de equipas sócio caritativas/conferências vicentinas, Cáritas e todas as Instituições que já acolhem refugiados.
A iniciativa realiza-se, às 15:00, no auditório Prof. Manuel Isidro Alves, da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Católica Portuguesa em Braga, e conta com a presença de D. Jorge Ortiga.
LFS