Mahmoud Abbas inaugurou embaixada junto da Santa Sé
Cidade do Vaticano, 15 jan 2017 (Ecclesia) – O Papa Francisco recebeu este sábado no Vaticano o presidente do Estado da Palestina, Mahmoud Abbas, numa audiência privada, anunciou a sala de imprensa da Santa Sé.
Os dois responsáveis, refere a nota oficial, abordaram “o processo de paz no Médio Oriente, esperando que as negociações diretas” entre Israel e a Palestina se reiniciem e “resultem no fim da violência, que tem causado sofrimentos inaceitáveis às populações civis”, oferecendo uma solução “justa e duradoura”.
“Para isso, desejou-se que, com o apoio da comunidade internacional, se tomem medidas que favoreçam a confiança recíproca e contribuam para criar um clima que permita decisões corajosas em favor da paz”, acrescenta o comunicado do Vaticano.
No encontro, foram destacadas as boas relações entre Santa Sé e Palestina, consagradas no Acordo global de 2015, que abrange vários aspetos da vida e da atividade da Igreja Católica naquele território, com contributos na promoção da dignidade humana e na ajuda aos mais necessitados.
Abbas reuniu-se ainda com o secretário de Estado do Vaticano, cardeal Pietro Parolin, acompanhado pelo secretário do Vaticano para as Relações com os Estados, D. Paul Gallagher.
As duas partes sublinharam a importância de salvaguardar o “caráter sagrado” dos Lugares Santos para as três religiões monoteístas (Cristianismo, Islamismo e Judaísmo) e debateram os outros conflitos que atingem a região do Médio Oriente.
Na tradicional troca de presentes, Mahmoud Abbas ofereceu ao Papa Francisco uma pedra da igreja do Santo Sepulcro, em Jerusalém, de acordo com Greg Burke, diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé.
Após a audiência, Abbas inaugurou a primeira embaixada da Palestina junto da Santa Sé.
A 9 de janeiro, durante o encontro anual com os membros do corpo diplomático acreditado na Santa Sé, o Papa pediu que israelitas e palestinos procurem uma solução para o conflito que se arrasta entre as duas, considerando que a paz no Médio Oriente depende deste acordo.
“A Santa Sé renova o seu premente apelo para que se retome o diálogo entre israelitas e palestinos, a fim de se chegar a uma solução estável e duradoura que garanta a coexistência pacífica de dois Estados dentro de fronteiras internacionalmente reconhecidas”, disse.
OC