Celebração no Centro Materno-Infantil do Norte aconteceu «num santuário onde a vida acontece e se acolhe»
Porto, 25 dez 2016 (Ecclesia) – O bispo do Porto presidiu à Missa do Galo no Centro Materno-Infantil do Norte, onde nascem em média 10 crianças por dia, recriando o ambiente da “gruta de Belém”.
“Aqui é mais fácil celebrar o nascimento de Jesus, a vinda de Deus para tocar de perto a humanidade”, disse D. António Francisco à Agência ECCLESIA após a celebração da Santa Missa da Noite da Solenidade do Natal do Senhor, onde uma criança que nascera no dia anterior, 23 de dezembro, fez de Jesus na representação do nascimento, na gruta de Belém.
O ambiente de uma maternidade esteve presente ao longo da celebração, pela presença de crianças recém-nascidas, pelo altar feito a partir de um berço e pela presença dos profissionais de saúde em serviço no momento, chamados de urgência durante a celebração.
“Participei na missa da ‘Meia-Noite’, fui internar gémeos e depois voltei para a parte final da Missa”, contava um dos médicos presentes.
O bispo do Porto valorizou o facto de “poder celebrar a missa da Meia-Noite com os profissionais de saúde, com os diretores e responsáveis pelo Centro Hospitalar, com as mães e as crianças, transformando este lugar num santuário onde a vida acontece e se acolhe, se respeita e acompanha”.
D. António Francisco referiu que a celebração da Missa do Galo num local como o Centro Materno-Infantil do Norte desperta a “disponibilidade interior” dos líderes da Igreja Católica para a necessária “proximidade com o mundo”.
“Defender a vida, valorizar a generosidade dos pais, que acolhem os filhos e os profissionais que vivem o encanto e o deslumbramento da vida foram as mensagem que quis deixar”, disse o bispo do Porto.
D. António Francisco sublinhou também a necessidade de “valorizar os homens e mulheres de boa vontade do mundo de hoje”, que “são muitíssimos”, para que que todos se envolvam na construção de um “mundo novo” sem se deixar abalar “pelo que é negativo”.
Antes de ter presidido à Missa do Galo no Centro Materno-Infantil do Norte, o bispo do Porto passou a Consoada com uma família de refugiados e com os idosos do Lar de Santo António.
PR