Roma, 22 dez 2026 (Ecclesia) – O vigário auxiliar do Opus Dei, D. Fernando Ocáriz, convocou o congresso eletivo que vai escolher o novo prelado da Obra, com início a 23 de janeiro de 2017.
Os membros do congresso vão escolher um sacerdote, membro do congresso de eleitores e com pelo menos dez anos de pertença ao Opus Dei.
A Rádio Vaticano informa que os Estatutos da prelatura descrevem diversas condições humanas, espirituais e jurídicas que o novo responsável deve reunir “para garantir” o correto “desempenho do cargo”.
Entre os diversos distintivos destaca-se a “virtude da caridade, da prudência, da vida de piedade, amor à Igreja e ao seu Magistério e a fidelidade ao Opus Dei”, requisitos “exigidos pelo Direito Canónico para os candidatos ao episcopado”, complementa a emissora pontifícia.
O prelado eleito do Opus Dei vai ser posteriormente confirmado pelo Papa.
O congresso eletivo foi convocado para escolher o sucessor de D. Javier Echevarría, que faleceu devido a uma insuficiência respiratória, a 12 de dezembro, em Roma.
O sítio online da Prelatura do Opus Dei vai oferecer informações atualizadas sobre as diversas fases do congresso.
O Opus Dei é uma prelatura pessoal da Igreja Católica que “sensibiliza” os cristãos para a importância religiosa da “vida corrente do dia-a-dia, na família e no trabalho”, e oferece uma proposta formativa, teológica, espiritual e apostólica, que passa por retiros, aulas de formação, círculos sobre temas de vida cristã, e acompanhamento espiritual pessoal.
CB