Cidade do Vaticano, 22 dez 2016 (Ecclesia) – O Papa Francisco manifestou “proximidade e afeto” à população mexicana num telegrama enviado ao bispo da diocese onde houve uma explosão num mercado de fogo-de-artifício que matou 31 pessoas, fez 72 feridas e 32 desaparecidos, em Tultepec.
“O Papa deseja enviar ao bispo e a todos os filhos deste amado povo, sua proximidade e afeto nestes momentos difíceis”, lê-se na mensagem do Papa, enviada através do secretário de Estado do Vaticano, cardeal Pietro Parolin.
No telegrama enviado a D. Guillermo Ortiz Mondragón, bispo de Cuautitlán, divulgado pela Conferência do Episcopado Mexicano, Francisco assegurou oração “pelo eterno descanso de todas as vítimas, assim como aos feridos e a suas famílias” e evocou a intercessão materna da Virgem Maria de Guadalupe
A explosão no mercado de fogos-de artifício em Tultepec, na periferia da capital mexicana, conhecido como San Pablit, aconteceu esta terça-feira às 14h50 locais.
A Rádio Vaticano recorda também duas explosões idênticas no mercado San Pablit, que funciona com o aval das autoridades, ambas pela má utilização da pólvora: em 2006, “destruiu mais de 200 barracas” e no ano anterior, a 15 de setembro, um incêndio e explosões destruíram o mercado em Tultepec.
CB