Fátima 2017: Santuário congratula-se com visita do Papa a 12 e 13 de maio

Reitor fala em momento de «grande alegria»

Fátima, 16 dez 2016 (Ecclesia) – O reitor do Santuário de Fátima, padre Carlos Cabecinhas, congratulou-se hoje com o anúncio da visita do Papa a Fátima, em maio de 2017, feita pela Santa Sé.

“Para o Santuário de Fátima, é uma grande alegria receber esta confirmação da vinda do Papa Francisco para a celebração do Centenário das Aparições, no dia 12 e 13 de maio”, referiu o sacerdote, em depoimento enviado à Agência ECCLESIA.

A intervenção recorda que já em abril de 2015 o Papa tinha informado o bispo de Leiria-Fátima, D. António Marto, da sua intenção de vir a Fátima.

“Tínhamos, é verdade, já a confirmação de que o Papa estaria presente, confirmação dada ao nosso bispo, senhor D. António Marto, em audiência privada, agora temos a confirmação das datas”, assinala o padre Carlos Cabecinhas.

O Papa Francisco disse a 2 de outubro aos jornalistas que o acompanharam no voo de regresso a Roma, desde o Azerbaijão, que a agenda do próximo ano incluía “com certeza” a visita a Fátima, no Centenário das Aparições, aquando da peregrinação internacional do 13 de maio.

O reitor do Santuário de Fátima realça que esta viagem é “motivo de alegria” para a instituição.

“Sabemos que esses dias serão de uma peregrinação marcada por esta festividade, que por um lado faz jus ao Centenário das Aparições e, por outro lado, assinala a presença do Papa no meio de nós e de um Papa tão amado, como é o Papa Francisco”, precisa o responsável.

O padre Carlos Cabecinhas acrescenta que esta confirmação do Vaticano deixa ainda a “grande responsabilidade” de que todos se preparem “convenientemente” para a visita pontifícia.

“Gostaria de dizer que, para o Santuário de Fátima, a preparação mais importante é aquela que se faz através da oração”, sustenta, sublinhando que a Cova da Iria “é um lugar onde se reza sempre pelo Papa”.

O sacerdote refere que Papa Francisco tem “sempre uma palavra profética” e deixa um convite dirigido aos peregrinos para que estejam “recetivos às palavras do Santo Padre”

“O que nos é pedido, ao Santuário e a todos os peregrinos, que convidamos para este grande momento festivo, é a disponibilidade, disponibilidade para ouvir os ensinamentos do Santo Padre”, prossegue o reitor.

Francisco será o quarto Papa a visitar o Santuário de Fátima, depois de Paulo VI (1967), João Paulo II (1982, 1991, 2000) e Bento XVI (2010), sempre por ocasião das celebrações do 13 de maio, data da primeira aparição na Cova da Iria, em 1917.

OC

Partilhar:
Scroll to Top