Património: Igreja promoveu um ano de formação sobre «análise, identificação e classificação» dos bens culturais

D. Pio Alves adianta que o projeto vai voltar em 2017

Fátima, 05 dez 2016 (Ecclesia) – O presidente da Comissão Episcopal da Cultura, Bens Culturais e Comunicações Sociais referiu, esta segunda-feira, em Fátima, no encerramento da ação de formação sobre inventário de bens culturais, que a Igreja “cuida do seu património apesar das limitações”

Na última sessão deste ciclo, os participantes refletiram sobre «Normalização e Terminologia» e D. Pio Alves de Sousa sublinhou que esta iniciativa promoveu a “relação da Igreja com o mundo cultura” e “é um avanço em ordem a que a Igreja possa ser olhada como um parceiro”, disse à Agência ECCLESIA.

Este modelo de formação “vai continuar em 2017” e “agora é passar da teoria à prática”, frisou o responsável da comissão episcopal.

“É uma forma de sensibilizar e, em simultâneo, dar formação”, acrescentou D. Pio Alves.

Sandra Costa Saldanha, diretora do Secretariado Nacional para os Bens Culturais da Igreja, faz um balanço “extremamente positivo” das nove sessões da ação de formação sobre 'Inventário de Bens Culturais da Igreja: análise, identificação e classificação', que decorreram na Domus Carmeli, em Fátima, afirmando que fica a consciência que há ainda “um longo caminho a percorrer”.

“Aprendeu-se muita coisa ao longo de 2016” e refletiu-se sobre várias temáticas que “são importantíssimas para o trabalho de inventário”, sublinhou a diretora.

Os agentes de pastoral, ligados aos bens culturais da Igreja, ficam dotados com outros conteúdos e “indiscutivelmente que estas ações de formação oferecem uma preparação muito completa e muito qualificada dentro desta área dos bens culturais da Igreja”, referiu Sandra Costa Saldanha.

Esta ação de formação na área do inventário vai prosseguir no próximo ano e o Secretariado Nacional para os Bens Culturais da Igreja prevê “especificar mais a abordagem noutras matérias, como a área da iconografia”

Tendo em vista proporcionar às instituições da Igreja uma dinâmica global de atuação, na área do inventário, encontra-se em curso o Projecto Thesaurus, uma iniciativa integrada no âmbito da parceria estabelecida com a Fundação Calouste Gulbenkian e a Sistemas de Futuro Lda, onde esta ação de formação está inserida.

LFS

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top