Papa emérito recebeu grupo no Mosteiro «Mater Ecclesiae», onde reside
Cidade do Vaticano, 19 nov 2016 (Ecclesia) – O Papa Francisco e os novos cardeais que criou hoje, na Basílica de São Pedro, visitaram Bento XVI, Papa emérito, no Mosteiro ‘Mater Ecclesiae’, onde reside, noticiou a Rádio Vaticano.
O encontro aconteceu no final do consistório público desta manhã, tendo o Papa e os 16 cardeais seguido em dois minibus para o breve percurso que os levou até à residência de Bento XVI.
A emissora pontifícia fala de um encontro “caraterizado pela alegria e a simplicidade”, marcado pelos cumprimentos entre o Papa emérito e o seu sucessor.
A última aparição pública de Bento XVI tinha acontecido a 28 de junho, quando regressou ao Palácio Apostólico do Vaticano pela primeira vez desde o final do seu pontificado, para uma cerimónia de homenagem pelo seu 65.º aniversário de sacerdócio, presidida pelo atual Papa.
O Papa emérito disse ter ficado sensibilizado pela “bondade” de Francisco “desde o primeiro momento da sua eleição” e “em cada momento” da sua vida no Vaticano.
Bento XVI anunciou a sua renúncia ao pontificado a 11 de fevereiro de 2013, uma decisão inédita em quase 600 anos de história na Igreja Católica, e está a manter desde então uma vida de recolhimento, no Vaticano, surgindo esporadicamente em público para acompanhar cerimónias presididas por Francisco ou receber homenagens.
OC