Portugal: Apresentação de relatório sobre Liberdade Religiosa marca semana dedicada aos cristãos perseguidos

Iniciativa da Fundação Ajuda a Igreja que Sofre traz a Portugal o arcebispo de Erbil, no Iraque

Lisboa, 15 nov 2016 (Ecclesia) – A Fundação Ajuda a Igreja que Sofre (AIS) vai apresentar esta quinta-feira, na Sociedade de Geografia em Lisboa, o seu relatório mais recente sobre Liberdade Religiosa no Mundo.

Uma ocasião que, segundo a organização católica, vai marcar o “início de uma semana de conferências e vigílias de oração pelos cristãos perseguidos”.

A apresentação do referido documento, no dia 17 de novembro, está marcada para as 16h00 e estará a cargo do deputado Fernando Negrão, presidente do Grupo Parlamentar Informal de Solidariedade para com os Cristãos Perseguidos.

O evento contará ainda com a presença do arcebispo de Erbil, no Iraque, D. Bashar Warda; e da irmã Guadalupe, “uma religiosa argentina que tem dedicado os últimos anos ao serviço do povo da Síria”.

Durante os dias seguintes, estes dois responsáveis vão ter ocasião de “testemunhar como tem sido o terrível dia-a-dia das comunidades cristãs” no Médio Oriente, tanto no Iraque como na Síria, devido ao clima de guerra e violência imposto pelo Estado Islâmico.

D. Bashar Warda, líder da Arquidiocese de Erbil, e a irmã Guadalupe, do Instituto do Verbo Encarnado, estarão esta sexta-feira no Santuário de Fátima para uma celebração eucarística na Capelinha das Aparições, a partir das 15h30.

No mesmo dia, terá lugar uma Vigília de Oração pelos Cristãos Perseguidos, no Porto, na Igreja de São José das Taipas, pelas 21h15.

No sábado, dia 19 de novembro, as iniciativas terão lugar no Estoril, com uma vigília de oração e testemunho na Igreja paroquial de Santo António, às 17h00.

No dia seguinte, domingo, 20 de Novembro, “será a vez de Cascais receber a presença do arcebispo de Erbil que participará na Missa das 11 horas, com transmissão em direto pela TVI”.

À tarde, com início agendado para as 17 horas, haverá a Missa da Solenidade de Cristo Rei, em Almada (Pavilhão do Rosário), que será presidida por D. José Ornelas e concelebrada por D. Bashar Warda, que dará, no final, um breve testemunho, adianta ainda a AIS.

Nos dias 22, 23 e 24 de novembro, mas “já apenas com a presença da irmã Guadalupe”, o calendário de eventos prosseguirá em Évora, Lisboa e Almada.

Este Relatório sobre a Liberdade Religiosa no Mundo é produzido a nível internacional pela Ajuda à Igreja que Sofre; a última edição, divulgada hoje, diz respeito ao período entre 2014 e 2016.

A Fundação AIS é uma organização da Igreja Católica que depende diretamente da Santa Sé cuja missão é “ajudar os cristãos onde quer que eles se encontrem perseguidos, refugiados ou em necessidade”.

Fundada no Natal de 1947, a AIS tornou-se uma fundação pontifícia da Igreja Católica em 2012; em Portugal, a fundação começou em 1995, com a abertura de um secretariado em Lisboa e, mais tarde, uma casa em Fátima.

JCP

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top