Porto, 11 nov 2016 (Porto) – A Direção Regional da Cultura Norte informa que a Rede de Monumentos Vale do Varosa está nomeada para os prémios AR&PA de Intervención en el Património Cultural 2016, na bienal que decorre em Valladolid, Espanha.
“Centrado no vale do rio Varosa, subsidiário ao vale do rio Douro, o projeto assenta na criação de uma rede de monumentos abertos de forma integrada à fruição pública, tendo como núcleo principal, numa primeira fase, os mosteiros cistercienses de São João de Tarouca e de Santa Maria de Salzedas e o Convento franciscano de Santo António de Ferreirim”, explica a Direção Regional da Cultura Norte (DRCN).
A Rede de Monumentos Vale do Varosa integra também a Capela de São Pedro de Balsemão e a Ponte Fortificada de Ucanha, um património que está nomeado para os prémios AR&PA de Intervención en el Património Cultural 2016, no âmbito da AR&PA – Bienal de Restauro e Gestão do Património que termina este domingo, dia 13.
Os vencedores vão ser conhecidos durante a cerimónia de encerramento do evento, este sábado, pelas 19H00, e o projeto Vale do Varosa está a ser apresentado na bienal desde o seu início, esta quinta-feira.
A DRCN contextualiza que os prémios foram criados em 2000, com o objetivo de “reconhecer o trabalho realizado por profissionais e instituições” dedicadas à conservação, reabilitação e restauro do património cultural, bem como o interesse de projetos destacados na “aplicação de técnicas, metodologias e estratégias inovadoras nas intervenções em bens culturais”.
Portugal é o país convidado da Bienal AR&PA, arquitetura e património, que tem como tema ‘Património Inteligente, Território Inteligente’ e decorre em Valladolid, na província de Castela e Leão.
A AR&PA conta com a representação de 247 entidades de vários países e a Direção Regional da Cultura Norte, num stand expositivo, apresenta “diversos conteúdos multimédia” com o objetivo de “divulgar e promover” os valores patrimoniais da Região Norte que se encontram sob gestão dessa entidade.
CB