Ourém, 10 nov 2016 (Ecclesia) – A sexta edição do Congresso Internacional das Cidades-Santuário com o objetivo de encontrar “novos caminhos” para o seu desenvolvimento vai realizar-se em Ourém e Fátima, entre hoje e 12 de novembro, com participantes da Europa e da América,.
“O desafio que se coloca a decisores públicos e privados ligados ao setor é o de assegurar a busca constante e exigente do desenvolvimento sustentável”, explica a edilidade.
No seu sítio na internet, o município de Ourém destaca que o “aumento” dos fluxos turísticos e a diversidade de objetivos dos visitantes “impõem” por parte dos responsáveis dos locais de acolhimento “novas formas de gestão, de cooperação” e de constante criatividade para “manter e incrementar” uma atividade económica que hoje é das poucas áreas em que “gera riqueza e cria empregos”.
Ao sexto congresso internacional intitulado ‘Novos caminhos na valorização da peregrinação e do turismo religioso: cooperação, gestão e inovação’ estão associados vários objetivos como reforçar o projeto Shrines of Europe [Santuários da Europa] pelos seus 20 anos e no quadro do centenário das Aparições de Fátima; “partilhar boas práticas”; apresentar soluções para “ultrapassar as dificuldades comuns e específicas detetadas”.
Segundo o programa divulgado online, o colóquio das cidades-santuário começa hoje com a cerimónia de abertura às 18h00, no auditório do Edifício-Sede do Município de Ourém.
Esta sexta-feira estão previstos quatro painéis entre as 09h30 e as 18h00, quando se realiza a sessão de encerramento, no Hotel Cinquentenário, em Fátima, e a 12 de novembro estão previstas visitas a Ourém e à região.
Ao município de Ourém associa-se também na organização do congresso a ACISO – Associação Empresarial Ourém-Fátima e o Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria.
CB/OC