Ensino: Formação para professores de escolas católicas propõe «interioridade como paradigma educativo»

Iniciativa decorre em Fátima

Lisboa, 19 nov 2016 (Ecclesia) – O Secretariado Nacional da Educação Cristã promove hoje uma formação para professores de escolas católicas, que terá como proposta “a interioridade como paradigma educativo”.

Num comunicado enviado à Agência ECCLESIA, o Educris assinala que a iniciativa quer ajudar os profissionais do setor a responder a “um mundo onde as solicitações, as mudanças e o ritmo de vida são cada vez mais alucinantes”.

Elena Andrés, uma especialista espanhola em educação para a interioridade, é a orientadora desta formação, que tem lugar na Casa Domus Carmeli em Fátima, com a colaboração da Associação Portuguesa de Escolas Católicas.

Para aquela autora, “educar para a interioridade é favorecer os processos e proporcionar as ferramentas que permitem a cada um voltar a casa, ao seu lugar interior para, a partir daí, viver unido aos outros, ao mundo e a Deus”, recuperar o equilíbrio para melhor poder ser, estar, trabalhar.

Isto porque muitas vezes, “sem darmos conta”, devido às múltiplas interpelações da sociedade, “autoexilamo-nos do nosso lugar interior”, refere Elena Andrés.

Esta formação em Fátima será também uma oportunidade para partilhar experiências com “docentes que já utilizam estes ensinamentos na sua pedagogia diária com os alunos”.

Através de um conjunto de ateliers, eles “ajudarão os colegas a fazer a experiência de utilização destas novas ferramentas, tendo presente os diferentes ciclos de aprendizagem”.

A organização adianta no entanto que, consoante o número de interessados, será realizada uma nova formação dia 29 de abril de 2017, no Porto.

No final da formação, todos os participantes vão receber um certificado de presença referente às seis horas do curso.

JCP 

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