Lisboa: Cardeal-patriarca exorta à oração pelos «frutos» do sínodo diocesano

Assembleia conclusiva vai decorrer entre 30 de novembro e 04 de dezembro

Lisboa, 08 out 2016 (Ecclesia) – O cardeal-patriarca de Lisboa desafiou as comunidades católicas da região a rezarem pelos bons resultados do Sínodo diocesano, no âmbito da assembleia conclusiva que terá lugar a partir do dia 30 de novembro.

Numa carta publicada online, D. Manuel Clemente incentiva todas as pessoas a “garantirem espiritualmente"  os "frutos" deste evento, “reforçando a todos os níveis – pessoal, familiar e comunitário – a oração pelo Sínodo”.

Inspirado no desafio que o Papa Francisco lançou a todas as dioceses na exortação apostólica “A alegria do Evangelho”, para que sejam sinal de uma “Igreja em saída” e guiada pelo “sonho missionário de chegar a todos”, o Sínodo da Diocese de Lisboa foi lançado em 2014.

Tem também como objetivo de assinalar os 300 anos da elevação do território a patriarcado.   

Nesta caminhada “participaram milhares de fiéis, juntando reflexões e ensaiando ações a partir da exortação apostólica, tudo envolvido na oração pessoal e comunitária”, recorda D. Manuel Clemente.

A partir do que foi sendo apurado, “elaborou-se” um Documento de Trabalho que determinará o rumo da diocese lisboeta nos próximos anos.

O cardeal-patriarca de Lisboa exorta as comunidades a “procurarem” em “plena liberdade de ação do Espírito”, garantir “que o caminho sinodal de Lisboa, que envolveu tantos fiéis leigos, consagrados e ordenados, seja tomado no seu conjunto e continue depois, na aplicação concreta” dos seus frutos, na vida quotidiana.

D. Manuel Clemente propõe que as pessoas, na sua oração, se inspirem em Maria que como já sublinhou o Papa Francisco, “é a missionária que se aproxima de todos nós” e a “Mãe da evangelização”.

“Como indica o Papa Francisco, façamo-lo em chave mariana, para que com Maria aprendamos Cristo e O testemunhemos como agora importa e tanto urge”, escreve D. Manuel Clemente, que termina a sua mensagem recordando “a oração” que foi proposta no “início da caminhada sinodal de Lisboa”:

“Maria, Mãe da Igreja, ajudai-nos a dizer o nosso ‘sim’. Dai-nos a audácia de buscar novos caminhos para que chegue a todos o dom da beleza que não se apaga”.

A assembleia conclusiva do Sínodo Diocesano de Lisboa vai decorrer entre 30 de novembro e 04 de dezembro.

JCP

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR