Vaticano: Papa alerta para «máfia» que obscurece a luz da fé

Durante a missa desta segunda-feira na Casa de Santa Marta

Cidade do Vaticano, 19 set 2016 (Ecclesia) – O Papa comparou hoje no Vaticano a fé cristã a uma luz recebida com o batismo, que tem de ser protegida e acalentada ao longo da vida por gestos e palavras, na prática do bem e no testemunho de Cristo.

Durante a missa desta manhã na Casa de Santa Marta, Francisco salientou que quem deixa “apagar” essa luz acaba por ser apenas um “cristão de nome” e enumerou alguns dos comportamentos que podem “obscurecer” o brilho da fé.

A sede de “poder”, o “ciúme”, a “violência”, a “briga” constante, a quebra da “confiança” do outro, “deixar à espera quem necessita”.

“Quantas vezes as pessoas confiam numa pessoa e esta está apenas à espera para tramar, para destruir… É o pequeno pedacinho de máfia que todos nós temos à mão; quem se aproveita da confiança do próximo para tramar o mal é um mafioso!”, apontou o Papa argentino, na homilia publicada pela Rádio Vaticano.

A prática do “bem” não é coisa do “amanhã” nem tão pouco algo que possa ficar “no congelador”, prosseguiu Francisco, deixando depois alguns exemplos que ajudam a luz da fé a permanecer ligada.

“Cuidem da luz (…) a luz da amizade, a luz da mansidão, a luz da fé, a luz da esperança, a luz da paciência, a luz da bondade”, exortou.

JCP

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top