Associação de leigos elegeu novos responsáveis para os próximos quatro anos
Guarda, 16 set 2016 (Ecclesia) – A Irmã Graça Afonso vai continuar no cargo de coordenadora geral da Liga dos Servos de Jesus (LSJ), na sequência da última assembleia geral da associação, no Seminário da Guarda.
De acordo com o jornal ‘A Guarda’, durante o evento esteve em análise o futuro da Liga fundada por D. João de Oliveira Matos (1879-1962), antigo bispo auxiliar da Guarda e considerado pela Igreja Católica ‘venerável servo de Deus’.
D. Manuel Felício, que presidiu aos trabalhos, destacou a importância de “regressar” à essência de um carisma muito voltado para a dinamização da vida dos leigos, das comunidades católicas, para a evangelização e missão.
O prelado defendeu ainda a necessidade de “motivar os membros” da Liga a darem a este projeto “o devido cumprimento, tanto na vida pessoal como na vida comunitária, e sobretudo no seu compromisso com a vida da Igreja”.
Quanto à coordenadora geral da LSJ, a Irmã Graça Afonso, afirmou que só a partir de “uma séria revisão, avaliação e renovação” do caminho percorrido poderão “sair formas novas de responder às exigências e aos desafios atuais da Igreja e da sociedade”.
Durante a assembleia, foram sublinhadas outras questões, ligadas por exemplo à “administração dos bens da Liga” que deve ser feita “segundo o espírito de pobreza, justiça e caridade”.
Ficou também constituído o Conselho Geral da LSJ para os próximos quatro anos, que integrará as Irmãs Maria de Jesus Branca Marques, Maria Adelina Gomes Leocádio, Irene dos Santos Fonseca e Maria Ascensão Pires dos Santos.
JCP