Encontro avalia impacto da última Jornada Mundial, em Cracóvia
Lisboa, 16 set 2016 (Ecclesia) – O Departamento Nacional da Pastoral Juvenil e os secretariados diocesanos vão reunir-se esta sexta-feira, a partir das 21h30 na Casa São Nuno, em Fátima, com enfoque na análise à Jornada Mundial da Juventude e à programação do novo ano.
“O início de um ano pastoral é um tempo particularmente pródigo no desafio ao recomeço, à renovação. Tempo novo para fazer brilhar com evidência sempre maior, a alegria e o renovado entusiasmo do encontro com Cristo”, escreveu o diretor do Departamento Nacional da Pastoral Juvenil (DNPJ) na convocatória dirigida aos responsáveis diocesanos.
Num comunicado enviado à Agência ECCLESIA, o setor da comunicação do DNPJ explica que vão debater objetivos e estratégias para “ajudar os jovens a encontrar respostas cristãs válidas” às suas interrogações “quer as existenciais, quer as que surgem do confronto com as formas de racionalidade hoje difundidas”.
O diretor do DNPJ, o padre Eduardo Novo convidou os secretariados diocesanos a partir do lema ‘Evangelizar é a missão’, do projeto pastoral juvenil 2015-2018, à partilha de experiências e projetos para que se tracem “caminhos de comunhão enriquecidos pela experiência” das Jornadas Mundiais da Juventude 2016, em Cracóvia (Polónia).
Neste contexto, a primeira reunião do novo ano pastoral vai ser uma “oportunidade de refletir” sobre o maior encontro juvenil da Igreja Católica e “o seu legado para a pastoral juvenil”.
Vai ser apresentado um itinerário mariano, simultaneamente “bíblico, do magistério da Igreja e da mensagem de Fátima” que o DNPJ está a preparar para o novo Ano Pastoral no âmbito do Centenário das Aparições marianas na Cova da Iria (1917-2017).
Os participantes vão também analisar/debater as principais atividades juvenis nacionais que vão ser dinamizadas até ao Tempo do Natal: As quintas Jornadas Nacionais da Pastoral Juvenil, a 15 de outubro em Fátima; o 18.º FEJ – Fórum Ecuménico Jovem, a 12 de novembro em Aveiro e o Festival Nacional da Canção Mensagem, marcado para 10 de dezembro, em Fátima.
Da agenda consta ainda tempo para a Doutrina Social da Igreja mais concretamente para a divulgação do livro ‘DOCAT’ publicado em Portugal pela Paulus Editora que vai desenvolver atividades de apresentação e estudo com o DNPJ.
O comunicado destaca que a reunião desta sexta-feira vai ser presidida por D. Joaquim Mendes, bispo auxiliar de Lisboa e vogal da Comissão Episcopal Laicado e Família que acompanha a pastoral juvenil em Portugal, a partir das 21h30, na Casa S. Nuno, em Fátima.
O encontro promovido pelo Departamento Nacional da Pastoral Juvenil com os secretariados diocesanos termina este sábado.
CB