Igreja/Ensino: «Conversas com Futuro», nos 75 anos do Colégio do Sagrado Coração de Maria

Jornadas Pedagógicas realizam-se hoje e sábado na instituição católica em Lisboa

Lisboa, 16 set 2016 (Ecclesia) – O Colégio do Sagrado Coração de Maria (CSCM) promove as Jornadas Pedagógicas ‘Conversas com Futuro’, comemorativas do seu 75.º aniversário, hoje e este sábado, no Auditório I, da instituição de ensino em Lisboa.

O CSCM refere no programa das Jornadas Pedagógicas que hoje “é preciso refazer e ajustar práticas, sempre na fidelidade aos valores essenciais do Evangelho”, como no tempo do fundador do Instituto das Religiosas do Sagrado Coração de Maria (IRSCM).

Neste contexto, citam o padre francês Jean  Gailhac, que fundou o IRSCM a 24 de fevereiro de 1849: “Na época atual, é preciso refazer tudo. Educar uma criança é mais difícil do que criar o mundo. Ela vos é confiada como precioso tesouro.”

Na informação enviada à Agência ECCLESIA, as religiosas explicam que o evento que assinala os 75 anos do CSCM vai refletir sobre quatro perguntas: “Que caminhos de futuro se avizinham na educação?; Quais os desafios que o tempo presente traz às famílias e escolas católicas?”

No Auditório I, do Colégio do Sagrado Coração de Maria, vão ainda refletir sobre o papel do colégio católico: “Que passado é o do Colégio do Sagrado Coração de Maria?; Que marcas tem deixado na história da educação em Portugal?”

A sessão de abertura das jornadas começa com a intervenção da diretora pedagógica do Colégio do Sagrado Coração de Maria, Margarida Marrucho Mota Amador, a partir das 16h15.

Do programa para hoje destaca-se a conferência ‘Caminhos de futuro na Educação em Portugal’, pelo presidente do Conselho Nacional de Educação, David Justino, a partir das 16h30 e às 18h00 a inauguração da exposição ‘Sinais 75 anos do CSCM’.

No segundo dia, esta sábado, as Jornadas Pedagógicas do Colégio do Sagrado Coração de Maria vão refletir sobre ‘O Presente’ com diversas intervenções, a partir das 10h00, que começam com a jornalista Bárbara Wong sobre ‘Escola e Família’.

Às 11h15 tem lugar o painel ‘A escola de todos e de cada um’ que vai reunir a pedopsiquiatra Paula Vilaça, a diretora de Serviços de Educação Especial e Ação Social Escolar da Direção Geral de Ensino, Filomena Pereira, e David Rodrigues presidente da Pró-inclusão.

As jornadas comemorativas do 75.º aniversário do Colégio do Sagrado Coração de Maria terminam com um olhar sobre o passado – ‘educar à frente do seu tempo’ – feito pela superiora provincial do Instituto das Religiosas do Sagrado Coração de Maria, a irmã Isabel Grangeon, a partir das 14h00.

CB

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top