Vaticano: Papa reforça apelo pela paz na Ucrânia

Francisco lamenta recrudescimento da violência no leste do país

Cidade do Vaticano, 24 ago 2016 (Ecclesia) – O Papa alertou hoje no Vaticano para o recrudescimento da violência no leste da Ucrânia e apelou ao fim da violência no país.

Francisco falava durante a audiência pública semanal que decorreu na Praça de São Pedro, dando conta do aumento da tensão na região oriental da Ucrânia, com múltiplas violações do cessar-fogo nas últimas semanas.

?Renovo o meu apelo a todas as partes envolvidas e às instâncias internacionais para que reforcem as iniciativas para resolver o conflito, libertar os reféns e responder à emergência humana?, sublinhou, depois de ter rezado pelas vítimas do sismo que atingiu a Itália esta madrugada.

O Papa recordou que a Ucrânia está a celebrar a sua festa nacional, que coincide este ano com o 25.º aniversário da independência, assegurando a sua ?oração pela paz?.

A 24 de abril deste ano, Francisco promoveu uma coleta especial em favor da população ucraniana, em todas as igrejas católicas da Europa.

O conflito que se arrasta desde novembro de 2014, em particular no leste da Ucrânia, coloca em confronto grupos separatistas pró-russos e as forças de Kiev pelo controlo de território.

Desde a queda de Viktor Ianukovitch, que tinha decidido renunciar a um acordo comercial com a União Europeia, a população da península da Crimeia optou pela secessão com a Ucrânia e outras regiões têm manifestado a mesma pretensão.

OC

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR