Juventude ligada aos Missionários Espiritanos levou «alegria» às periferias de Bragança
Lisboa, 24 ago 2016 (Ecclesia) – 16 elementos do movimento Jovens Sem Fronteiras (JSF), ligado à Congregação dos Missionários do Espirito Santo, viveran um “momento marcante” na visita à prisão de Izeda inserida na Semana Missionária realizada na Unidade de Pastoral de S. Bento.
Num comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA, o provincial dos Missionários Espiritanos informa que os JSF animaram a Eucaristia e conversaram com alguns dos reclusos na visita ao Estabelecimento Prisional de Izeda que foi considerada o “momento marcante” da missão na Diocese de Bragança-Miranda.
Segundo o padre António (Tony) Neves, os jovens consideraram a visita à prisão uma “resposta direta” ao pedido de ir “às periferias e margens” do Papa Francisco.
Durante 10 dias, 16 ‘missionários’ percorreram “boa parte” da Unidade de Pastoral de S. Bento e nas diversas comunidades animaram a litúrgica nas Eucaristias, novenas ou procissões e também os adros das igrejas que após as Missas recebiam a festa ao ritmo das guitarras e batuques, com canto, coreografia e danças.
“Os jovens valorizaram muito a animação de pessoas idosas nos lares ou centro sociais. Fizeram animação de rua, ATL com crianças. Entraram pelas casas dentro, por ocasião de festas patronais”, assinala o provincial dos Missionários Espiritanos.
A partir de Espinhosela, onde ficaram instalados, os JFS realizaram uma Semana Missionária marcada pela “alegria” afinal por onde passaram aconteceu “festa, criatividade, fé celebrada e partilhada”.
A primeira de quatro Semanas Missionárias em Portugal realizou-se entre 06 e 16 de agosto e, adianta o padre Tony Neves, na avaliação final os jovens “mostraram gratidão” a um povo que os “acolheu de braços abertos e deu um testemunho enorme de hospitalidade e fé”.
O sacerdote destaca ainda que a missão na Unidade de Pastoral de S. Bento não terminou para os 16 JSF que na hora de regressar a casa mostram uma “vontade enorme de continuar” nas suas realidades o que “ali viveram e testemunharam” como é indicativo a partilha que fizeram na rede social Facebook.
Os jovens missionários eram do norte e do sul do país e durante os 10 dias foram acompanhados pelo padre Tony Neves, pelo padre espiritano Márcio Asseiro, que está na Bolívia, e pela irmã Joana, religiosa espiritana de Cabo Verde, e a missão foi programada com o padre Fernando Fontoura, o responsável pastoral da unidade de acolhimento.
Para além das quatro Semanas Missionárias que os Jovens Sem Fronteiras realizam em Portugal, durante o tempo do verão, este ano estão também em Angola, em duas Missões Espiritanas.
CB