EUA: Igreja Católica apela a voto de «consciência» nas eleições presidenciais

Bispos exortam a debate sem polémicas e moldado pela defesa de questões como «a vida humana e a paz»

Washington, 12 ago 2016 (Ecclesia) – A Conferência Episcopal dos Estados Unidos da América emitiu uma posição sobre as próximas eleições presidenciais no país, exortando a população americana a votar “em consciência” e a uma decisão imune às polémicas que têm surgido entre os candidatos.

Num documento publicado pela Rádio Vaticano, os bispos católicos dos EUA apelam a todas as pessoas de boa vontade para que usem o apelo da Igreja para avivarem a consciência das populações”.

“Para contribuírem para um diálogo público civilizado e respeitoso, e para moldarem as escolhas políticas à luz da doutrina católica”, pode ler-se.

Na corrida às eleições presidenciais deste ano nos EUA, e à sucessão de Barack Obama, estão a candidata democrata Hillary Clinton e o candidato republicano Donald Trump.

Para a Igreja Católica nos Estados Unidos, as grandes prioridades que deviam estar a marcar o debate entre os candidatos deveriam ser “a defesa da vida humana, da paz e da justiça económica, também a proteção das minorias étnicas e da liberdade religiosa e ainda a salvaguarda do planeta”.

O documento dos prelados, reatualizado a partir de uma mensagem anterior, inclui ideias retiradas do magistério dos Papas Bento XVI e Francisco.

Toma ainda em linha de conta os mais recentes desenvolvimentos na política nacional e internacional dos EUA.

JCP

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top