Funchal: «Arraial de São Roque cancelado» devido aos incêndios

Padre José Luís Rodrigues anuncia recolha de fundos para as vítimas dos fogos

Funchal, Madeira, 12 ago 2016 (Ecclesia) – O pároco de São Roque e de São José, na Diocese do Funchal, informa que os mordomos da festa de São Roque decidiram reduzir o arraial às celebrações religiosas e vão reunir bens para as vítimas dos incêndios.

"Tendo em conta os acontecimentos horríveis dos últimos dias na nossa freguesia e nas vizinhas, em reunião com a Comissão dos cabeças das Mordomas e Mordomos da festa deste ano em honra de São Roque, decidimos cancelar todos os festejos exteriores”, escreveu o padre José Luís Rodrigues na rede social Facebook.

O sacerdote frisa que a homenagem ao padroeiro este ano “reduz-se à parte litúrgica dentro da Igreja” e informa que vão manter “apenas” essas celebrações, novenas e dia da festa com procissão”.

Aquele responsável católico destaca ainda que eestá em preparação um almoço convívio para angariar fundos para “ajudar os desalojados”, após a procissão do dia 21 de agosto, “se as pessoas manifestarem interesse”, “pelo valor de 30 euros cada pessoa.

As inscrições podem ser feitas com os responsáveis da festa de São Roque, que vão estar próximo da Igreja nos dias das novenas que começaram esta quinta-feira e terminam a 19 de agosto, sempre às 20h00.

“Algum dinheiro que já existia para o arraial relativamente a ofertas e promessas, fica destinado a esse fim. Vamos juntar esforços, unirmo-nos e rezar a Deus e ao nosso padroeiro agradecendo a vida que nos foi preservado e para nos dar força para continuarmos a luta, renascendo das cinzas”, desenvolve o padre José Luís Rodrigues na rede social Facebook onde espera também a “compreensão e solidariedade de todos”.

Segundo dados do Governo Regional da Madeira, o incêndio na Ilha do Funchal fez quatro vítimas mortais, dois feridos graves e desalojou mais de 1000 pessoas, destruindo cerca de 150 habitações, desde a última segunda-feira.

De recordar que Duarte Pacheco, membro da direção da Cáritas Diocesana do Funchal, no final de uma reunião de levantamento da situação na região devido aos incêndios, sublinhou que a situação já está "sob controlo" e revelou algumas das necessidades em causa neste momento, para as populações.

“Essencialmente, precisamos de roupa interior e roupa de cama- lençóis, atoalhados – estamos a esgotar o nosso stock”, disse o responsável esta quinta-feira à Agência ECCLESIA.

Já a Cáritas Portuguesa criou a conta solidária ‘Cáritas ajuda a Madeira’ com o número PT50 0035 0697 0059 7240130 28, na Caixa Geral de Depósitos .

CB/JCP

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top