Funchal: Cáritas diz que situação está mais «sob controlo» e agradece as muitas doações

Duarte Pacheco acredita que nos próximos dias vai ser possível começar os trabalhos de recuperação

Funchal, Madeira, 11 ago 2016 (Ecclesia) – Duarte Pacheco, membro da direção da Cáritas Diocesana do Funchal, no final de uma reunião de levantamento da situação na região devido aos incêndios, sublinhou que a situação já está "sob controlo" e revelou algumas das necessidades em causa neste momento, para as populações.

“Essencialmente, precisamos de roupa interior e roupa de cama- lençóis, atoalhados – estamos a esgotar o nosso stock”, disse o membro da direção da Cáritas Diocesana do Funchal à Agência ECCLESIA.

Duarte Pacheco comenta que têm uma equipa de armazém “sempre a trabalhar” e hoje, por exemplo, começaram a surgir outros pedidos, como o de “um esquentador” porque “as pessoas vão ser realojadas” e há habitações que precisam de algumas coisas, pedidos que estão “a dar resposta”.

O responsável, em declarações proferidas esta tarde no final de uma reunião de levantamento da situação, considera que as pessoas já nos próximos dias as pessoas vão começar a regressar às suas casas e ver o que é possível fazer quanto à “recuperação – total, parcial e básica” – para que possam viver com dignidade.

O incendio na Ilha do Funchal, dados do Governo Regional da Madeira, fez três vítimas mortais, desalojou mais de 1000 pessoas e destruiu cerca de 150 habitações.

O bispo do Funchal, D. António Carrilho, publicou uma mensagem de ‘solidariedade e ajuda fraterna’ esta terça-feira quando visitou também as famílias que estavam alojadas no Quartel Militar RG3, em São Martinho.

Duarte Pacheco dá conta que as pessoas estavam “muito nervosas e tensas” por isso a presença do prelado foi importante porque “transmite espiritualidade”.

O membro da direção da Cáritas Diocesana do Funchal que agradeceu as muitas “doações de géneros por parte de empresas e particulares” referiu ainda que têm “tido imensos contactos telefónicos” de pessoas a perguntarem como podem fazer doações, por isso considera “sem dúvida” que a conta ‘Cáritas ajuda a Madeira’ – PT50 0035 0697 0059 7240130 28, da Caixa Geral de Depósitos -, Cáritas Portuguesa, é “uma ótima iniciativa, uma ideia espetacular”.

Por sua vez, a Cáritas Portuguesa num comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA destaca que os portugueses aderiram, “prontamente, a essa campanha”, que vai continuar pelos próximos dias, e agradece a “grande dimensão solidária”.

Em território continental, a instituição católica de caridade também está a apoiar as vítimas dos incêndios estando atenta aos casos de “desalojados permanentes” e deu como exemplo uma família que perdeu a sua casa em Anadia.

“A Cáritas Portuguesa, a Cáritas de Aveiro, e as autoridades locais, mais concretamente a Câmara Municipal, estão já a articular uma resposta para este que é o único caso em Portugal continental onde se regista a destruição total de uma habitação”, explica a instituição na nota também divulgada na sua página na internet.

CB/JCP

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top