Aveiro: Bispo publica nomeações para próximo ano pastoral

Aveiro, 05 ago 2016 (Ecclesia) – O bispo de Aveiro publicou o decreto com as nomeações para o ano pastoral 2016/2017 onde incentiva os sacerdotes a procurar os que foram batizados na Igreja católica mas “abandonaram a prática dos sacramentos ou mesmo perderam a fé”.

Do decreto publicado por D. António Moiteiro para o novo ano pastoral destaca-se a nomeação do padre Licínio Manuel Figueiredo Cardoso como coordenador Diocesano de Pastoral.

Nas nomeações publicada no sítio online da Diocese de Aveiro, assinala-se também a indicação do diácono Francisco José Conde Santos como responsável do Departamento da Pastoral da Mobilidade Humana e de Sérgio Manuel de Jesus Martins como responsável do Departamento do Ensino da Igreja nas Escolas.

O bispo diocesano salientou “algumas características” oferecidas pelo Papa Francisco aos sacerdotes que considera “úteis no momento” em que publica as nomeações para 2016/2017, como: Pastores com “cheiro a ovelha” e “aroma de Cristo”; pastores que caminham e conduzem uma Igreja em saída e que estejam “ao serviço da comunhão”.

Nas nomeações para o novo ano pastoral, D. António Moiteiro sublinha que segundo o Concílio Vaticano II os presbíteros são “consagrados para pregar o Evangelho, apascentar os fiéis e celebrar o culto divino”, à imagem de Cristo, sumo e eterno sacerdote.

De recordar ainda que a Diocese de Aveiro está a viver até 2018 um plano pastoral intitulado ‘Igreja de Aveiro, vive a alegria da Misericórdia’, alicerçado no símbolo do lava-pés, e este ano vive a alegria da misericórdia na firmeza da Esperança.

Segundo o plano apresentado a 08 de julho de 2015, os objetivos para 2016/2017 são a promoção de uma “cultura de encontro” e celebrar a vida e a fé em Jesus Cristo, “o rosto da esperança”, vão celebrar Maria que “congrega e acolhe” em Igreja e ainda apresentar a padroeira da diocese como “modelo no amor a Cristo crucificado”.

CB/PR

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top