Porto: Bispos convidam católicos a seguir «caminhos» abertos pelo Papa Francisco

Apresentação do Plano Diocesano de Pastoral para 2016/2017

Porto, 15 jul 2016 (Ecclesia) – Os bispos da Diocese do Porto desafiaram os católicos a seguir os “caminhos” abertos pelo Papa, que vão marcar o Plano de Pastoral para o próximo ano, para uma “intervenção ativa” nos campos da família, da educação, da cultura e da ação social.

“A Igreja deve prosseguir os caminhos que o Papa Francisco diariamente nos abre e nos convida a percorrer”, refere o texto assinado por D. António Francisco dos Santos, bispo do Porto, e os seus auxiliares, D. António Bessa Taipa, D. Pio Alves de Sousa, D. António Augusto Azevedo.

A Diocese do Porto vai apresentar hoje o seu Plano Diocesano de Pastoral para o ano 2016-2017, às 21h30, no Auditório da Casa Diocesana de Vilar.

Segundo a mensagem dos bispos da diocese, o objetivo é “motivar, envolver e mobilizar” as comunidades católicas para a missão.

“Neste paradigma de missão e neste programa de ação pastoral traduzimos a Palavra de Deus e o Evangelho de Jesus para o nosso tempo humano e para o nosso espaço cultural e social”, precisam.

O documento assume os “desafios de iniciação e de formação cristã”, sobretudo no âmbito da catequese e do catecumenato.

O Plano Diocesano de Pastoral do Porto 2016-2017 está integrado na planificação diocesana para o quinquénio 2015-2020.

“O lema que nos conduz, ‘A Alegria do Evangelho é nossa missão’, constitui a força inspiradora da programação pastoral e a matriz unificadora da calendarização pastoral ao longo de todo o quinquénio”, escrevem os bispos da diocese.

A mensagem fala num “tempo propício e oportuno para o anúncio do Evangelho”, que deve envolver todas as comunidades católicas, em “comunhão” e “unidade”.

Após a visita da Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima à diocese, de 10 de abril a 1 de maio, os bispos apontam à celebração centenário das Aparições de Nossa Senhora em Fátima (1917-2017) e à visita do Papa Francisco a Fátima e a Portugal, em maio do próximo ano.

“Que Nossa Senhora, Mãe de Deus, a Senhora mais brilhante do que o sol, que há 100 anos nos trouxe, em Fátima, uma mensagem de ternura, de graça, de misericórdia e de paz”, conclui a mensagem.

OC

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR