Encontro com autoridades políticas e religiosas marcam viagem de 30 de setembro a 2 de outubro
Cidade do Vaticano, 11 jul 2016 (Ecclesia) – A Sala de Imprensa da Santa Sé divulgou hoje o programa da visita apostólica do Papa Francisco à Geórgia e Azerbaijão, países do Cáucaso, entre 30 de setembro e 2 de outubro.
O Papa parte do aeroporto de Roma/Fiumicino às 09h00 (menos uma hora em Lisboa) do dia 30 de setembro para o aeroporto Internacional de Tbilisi, da capital da Geórgia, onde chega às 15h00 locais (menos três horas em Lisboa).
Após a cerimónia de boas-vindas, Francisco vai fazer uma visita de cortesia ao presidente da República da Geórgia, no palácio presidencial, onde depois também encontra-se com outras autoridades, com a sociedade civil e o corpo diplomático.
De seguida, o Papa vai estar com o ‘Catholicos’ e patriarca de toda a Geórgia, Elias II, no palácio do Patriarcado, de onde parte para a igreja Católica-Caldéia de São Simão onde vai encontrar-se com a comunidade Assíria-caldeia.
No dia seguinte, a 1 de outubro, Francisco preside à Eucaristia no Estádio M. Meskhi e depois encontra-se com sacerdotes, religiosos e religiosas na igreja da Assunção.
Antes de visitar a Catedral Patriarcal Svietyskhoveli de Mskheta do programa consta o encontro com os beneficiários e os operadores das obras de caridade da Igreja no Centro de assistência de Camiliano.
O domingo, 2 de outubro, começa com a cerimónia de despedida no aeroporto Internacional de Tbilisi e às 08h10 locais o Papa parte para Baku, a capital do Azerbaijão, localizada nas margens do Mar Cáspio, onde aterra às 09h30 (menos três horas em Lisboa).
A visita de um dia ao país do Cáucaso, que faz fronteira entre a Europa de Leste e a Ásia, depois da receção oficial no aeroporto ‘Heydar Aliyev’, começa com a Missa na igreja do Centro Salesiano.
Em Baku, Francisco vai almoçar com a comunidade salesiana e só depois realiza-se o protocolo da cerimónia de boas vindas, na praça do palácio presidencial Genclik, seguindo-se a visita de cortesia ao presidente da República do Azerbaijão, no palácio presidencial Genclik.
Destaca-se também a reunião privada com o xeque dos muçulmanos do Cáucaso, na Mesquita “Heydar Aliyev”, e depois o encontro o bispo ortodoxo de Baku e com o presidente da comunidade judaica.
Segundo o programa divulgado hoje pela Sala de Imprensa da Santa Sé, antes do Papa regressar ao Vaticano tem lugar a cerimónia de despedida no Aeroporto da capital do Azerbaijão.
O avião de Francisco sai de Baku às 19h15 para aterrar no aeroporto de Roma/Ciampino, às 22h00 locais (menos uma hora em Lisboa).
CB