Município distingue 24 cidadãos e instituições da cidade este sábado
Porto, 09 jul 2016 (Ecclesia) – O padre Américo Aguiar recebe hoje a medalha de méritograu ouro da cidade do Porto, que distingue quem “tenha praticado atos de que advenham assinaláveis benefícios para a cidade”, informa a página da internet da Diocese do Porto.
A medalha de mérito grau ouro é atribuída pelo Município do Porto a quem contribuiu para a “melhoria das condições de vida” da sua população, pelo “desenvolvimento ou difusão” da sua arte, pela “divulgação ou aprofundamento” da sua história.
A distinção homenageia também outros atos de “notável importância justificativos” desse reconhecimento no “campo artístico, científico, cultural ou profissional”.
O padre Américo Aguiar integra uma lista de 24 cidadãos e instituições segundo proposta aprovada em reunião camarária pública que vão ser distinguidos este sábado às 11h00,
Diretor do Secretariado Nacional das Comunicações Sociais, da Igreja Católica em Portugal, e vice-presidente do Conselho de Gerência da Rádio Renascença, o padre Américo Aguiar é natural da Diocese do Porto, onde nasceu em 1973 e foi ordenado sacerdote em 2001.
Entre outros serviços na Diocese do Porto, o padre Américo Aguiar é presidente da Irmandade dos Clérigos; foi vigário-geral e pároco da Sé.
Em 2014 publicou o livro ‘Um padre na aldeia global – Evangelização e o Desafio das Novas Tecnologias’, resultado de uma investigação para o curso de Mestrado em Ciências da Comunicação.
CB//PR