JMJ: Seis bispos portugueses participam no encontro mundial de jovens

Lisboa, 05 jul 2016 (Ecclesia) – O Departamento Nacional da Pastoral Juvenil (DNPJ) anunicou que seis bispos portugueses vão participar na Jornada Mundial da Juventude (JMJ) em Cracóvia, de 26 a 31 deste mês.

Segundo o departamento D. Joaquim Mendes, bispo auxiliar de Lisboa e que acompanha o DNPJ como vogal da Comissão Episcopal Laicado e Família; o bispo da Guarda, D. Manuel Felício, D. José Cordeiro de Bragança-Miranda, e o bispo da Diocese de Coimbra, D. Virgílio Antunes, “vão apresentar, em cada dia, um tema diferente relacionado com misericórdia”, no Jubileu dos Jovens.

D. Nuno Brás, bispo auxiliar de Lisboa, e D. António Francisco dos Santos, bispo do Porto, também vão acompanhar os jovens portugueses na JMJ2016 na capital da Polónia, o país natal do Papa São João Paulo II, o fundador do encontro mundial de jovens e patrono desta edição.

‘Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia’ (Mt 5,7) é o tema geral da JMJ e para D. Joaquim Mendes estar com os jovens “é sempre uma lufada de ar fresco”.

“Eles também têm coisas para nos ensinar”, observou, numa entrevista ao programa ECCLESIA na Antena 1 da rádio pública.

A menos de um mês do início do encontro mundial de jovens com o Papa Francisco o bispo auxiliar de Lisboa destacou que o contacto com os jovens é importante para ouvi-los, estar com eles e fazerem-se próximos.

“A gente aperceber-se da realidade: quais são as suas aspirações, quais são as suas dificuldades, os seus limites e conhecemo-los melhor para caminhar com eles, para os poder acompanhar. Dar conta de como é a vida dos jovens nos diversos países, nas diversas realidades”, desenvolveu D. Joaquim Mendes, vogal da Comissão Episcopal Laicado e Família.

Segundo o programa divulgado pela Santa Sé, o Papa Francisco vai presidir à cerimónia de boas-vindas no Parque de Blonia, a 28 de julho, no dia seguinte visita os antigos campos de concentração nazis de Auschwitz e Birkenau, onde vai rezar junto ao “muro da morte”, no Bloco n.11, e na cela de São Maximiliano Kolbe.

Da agenda destacam-se a vigília no ‘Campus Misericordiae’ (dia 30) e Eucaristia de encerramento/envio no dia seguinte, últimos atos centrais da 31.ª JMJ.

O Departamento Nacional da Pastoral Juvenil, no seu sítio online dedicado à Jornada Mundial da Juventude, disponibiliza encontros formativos (catequeses) sobre o tema da misericórdia, o guião da Cruz da Evangelização para além de informações práticas sobre Cracóvia, entre outros conteúdos como a explicação do logótipo, o hino e a oração da JMJ em português, notícias e testemunhos de voluntários.

CB/OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top