Viana do Castelo: Finalistas desafiados a colocar dons ao serviço do mundo

Celebração marcou o início da 28.ª Semana Académica do Instituto Politécnico da cidade

Viana do Castelo, 16 mai 2016 (Ecclesia) – O responsável pela pastoral universitária na Diocese de Viana do Castelo convidou os estudantes a colocarem os dons ao serviço do mundo e a acreditarem “com firmeza” que Jesus os consagrou na Eucaristia de Finalistas e os “envia”.

“Acreditai com firmeza que neste momento não estais apenas debaixo do olhar atento dos vossos familiares e amigos mas principalmente sob o olhar de Deus que vos consagra nesta Eucaristia de Finalistas e que vos envia. E como podeis corresponder a este desafio de Jesus? A resposta é simples, mas exigente: nunca deixeis de caminhar com Cristo”, disse o padre Christopher Sousa, este domingo.

Segundo a informação enviada à Agência ECCLESIA, pela Diocese de Viana do Castelo, o sacerdote explicou aos estudantes que como aconteceu com os discípulos o Senhor continua a enviar o seu Espírito.

“Todo o percurso que os discípulos fizeram com Jesus foi de aprendizagem, de crescimento, onde fizeram amizades, onde sentiram alegrias, onde certamente houve noites mal dormidas”, observou na “tradicional” Eucaristia de Bênção das Pastas, no adro da igreja da Senhora da Agonia.

O sacerdote na homilia assinalou que, como os dons do Espírito Santo recebidos pelos apóstolos no Pentecostes deram início à Igreja, os dons recebidos pelos estudantes universitários confirmados e consagrados na Eucaristia de Bênção das Pastas têm a mesma missão de “anunciar o Ressuscitado, fortalecer a fé e abrir as portas do saber adquirido e das competências alcançadas ao mundo”.

Aos finalistas universitários, o responsável diocesano pela Pastoral dos Estudantes de Viana do Castelo recordou um testemunho que explica o “misto de sentimentos” que se sofre no final do percurso académico.

“Por um lado, palpita-nos o coração com a alegria de estar a terminar, com a alegria de ser quase o fim daquilo para que estudámos, por outro lado, assalta-nos a nostalgia das noites mal dormidas, das amizades que aqui fizemos. A nostalgia de tudo o que vivemos e está perto do fim, mas fica o sentimento de ‘dever cumprido’”, relembrou o padre Christopher Sousa este domingo, no início da 28.ª Semana Académica do Instituto Politécnico de Viana do Castelo.

CB

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top