Aveiro: Imagem Peregrina de Nossa Senhora desafia ao «anúncio do Evangelho», diz bispo diocesano

D. António Moiteiro sublinha capacidade de mobilização da mensagem de Fátima

Aveiro, 12 mai 2016 (Ecclesia) – O bispo de Aveiro considera que a visita da Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima apresenta um desafio “para o anúncio do Evangelho” hoje, pela afluência de pessoas, mesmo nos lugares de “difícil mobilização”.

“A piedade popular e, mais concretamente, a devoção a Nossa Senhora, tem de ser um espaço de evangelização e de anúncio de Cristo Ressuscitado”, explica D. António Moiteiro num texto que vai ser publicado hoje na edição do Semanário ECCLESIA.

A publicação online gratuita vai ser dedicada às várias etapas da visita da Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima às 21 dioceses portuguesas, que começou há um ano – englobada na preparação da comemoração do centenário das aparições (1917-2017) – e se vai concluir a 13 de maio, na Cova da Iria, na peregrinação aniversária internacional que tem como tema ‘O meu espírito alegra-se em Deus, meu Salvador’ (Lc 1,47).

No seu artigo, o bispo de Aveiro, faz um balanço “ainda que superficial”, porque só cada pessoa sabe o porquê desse encontro com a Imagem Peregrina, realçou alguns aspetos que considera importantes, como a “muita gente em cada local, com orações, cânticos, aplausos e velas acesas” nas celebrações da chegada e da entrega aos arciprestados.

Ao longo do dia, as igrejas “estiveram sempre cheias” às quais acorriam “numerosos crentes”, que passavam e rezavam individualmente ou em grupos organizados.

D. António Moiteiro destaca também, mesmo sem “dados concretos”, os que “afastados da fé cristã” se aproximaram da Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima e descobrira uma “oportunidade de um novo encontro com Deus”.

“Muitas pessoas afirmavam que a vida não podia continuar na mesma e a sua relação com o Evangelho e com a Igreja tinha de mudar”, acrescenta o prelado.

Entre 18 de março e 10 de abril, recorda o bispo de Aveiro, a imagem peregrina passou por todos os arciprestados e foram várias as instituições que a receberam: “Militares e civis, incluindo o hospital e o estabelecimento prisional.”

A peregrinação nacional da imagem de Nossa Senhora de Fátima vai estar em destaque nas próximas emissões do Programa ECCLESIA, na Antena 1, de segunda a sexta-feira (22h45).

CB/OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top